O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater diversos assuntos ligados à produção audiovisual.

O décimo quarto episódio do O2Cast integra o grupo dos programas gravados durante o período de isolamento social, intitulados “Especial Pandemia”.

Esta edição do O2Cast aborda a grave situação da Cinemateca Brasileira, depositária da cultura audiovisual que está paralisada, sem nenhum recurso para pagar seus poucos funcionários, com alto risco de não sobrevivência e sucateamento. Em defesa da Cinemateca, cineastas lançaram o manifesto “Cinemateca Brasileira – Patrimônio da  Sociedade”, num ato realizado no ultimo dia 4 de junho em frente às instalações da instituição na Vila Mariana em São Paulo.

O convidado é o diretor de cinema, membro do grupo de trabalho em defesa da Cinemateca Brasileira, criado pela APACI (Associação Paulista de Cineastas) e um dos organizadores da manifestação, Roberto Gervitz, que conversa com o diretor e sócio da O2 Filmes, Paulo Morelli. Eles falam sobre a importância da Cinemateca para a preservação da cultura brasileira e sua situação atual. Gervitz conta do perigo de não sobrevivência do órgão, a deterioração do acervo e o sucateamento de seus equipamentos. Também falam da necessária incorporação de toda comunidade do audiovisual nacional na defesa da Cinemateca e da cultura, ciência, arte e meio ambiente que neste momento vivem sob ameaça.

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A rede de coletivos #JornalistasLivres cobriu a manifestação:

AJUDE A CINEMATECA:

Uma campanha de doações busca arrecadar 200mil reais para dar apoio financeiro aos trabalhadores da Cinemateca Brasileira com atrasos de salários e benefícios e em situação de emergência financeira.

Doe: https://benfeitoria.com/trabalhadoresdacinemateca

Assine, apoie e compartilhe a petição “Cinemateca Brasileira pede socorro”:

https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/governo_federal_secretaria_especial_de_cultura_sec_cinemateca_brasileira_pede_socorro/

Veja abaixo o manifesto assinado por 78 instituições nacionais e internacionais e lido na manifestação realizada dia 4 de junho.

CINEMATECA BRASILEIRA – Patrimônio da Sociedade

A comunidade cinematográfica brasileira, representada por suas entidades, vem manifestar a sua inconformidade com a grave crise que se aprofunda e pode levar à falência da Cinemateca Brasileira.

A Cinemateca é uma  conquista histórica do cinema brasileiro. Nela está depositada a maior parte das imagens domésticas, filmes de todos os gêneros e bitolas, programas de TVs e jornais televisivos que o nosso país já produziu ao longo dos últimos 100 anos. Ela é a memória viva de nosso país e o testemunho da grandeza atingida por nosso cinema ao longo da sua existência. O trabalho de restauro desenvolvido pela Cinemateca foi considerado de excelência pelos principais centros especializados do mundo.

No entanto, estamos assistindo à inaceitável deterioração de suas funções que já atingiu um patamar absolutamente incompatível com a sua importância. Técnicos valiosos e especializados foram demitidos e as atividades foram reduzidas drasticamente. Entre outras coisas, isso se refletiu na subutilização dos equipamentos de ponta, fruto de vultosos investimentos, que correm o risco de sucateamento.

Há muito a Cinemateca, em grave crise financeira,  não recebe recursos governamentais necessários para o seu pleno funcionamento. Desde de abril, está com os salários dos poucos funcionários que restam atrasados e luta para pagar a conta de luz, que pode ser cortada a qualquer momento. Um eventual apagão elétrico será desastroso, pois atingirá a climatização das salas onde estão arquivados verdadeiros tesouros de seu acervo histórico. Sem refrigeração e inspeção constante, os filmes em nitrato de celulose- material altamente inflamável – ficarão expostos ao tempo e podem entrar em autocombustão como já ocorreu em 2016. A lista de obras ameaçadas inclui filmes da Atlântida, da Vera Cruz, tudo o que restou do cinema silencioso brasileiro, arquivos históricos de Glauber Rocha e grandes filmes restaurados pela cinemateca –  a história do audiovisual nacional corre enorme risco.  

Todo esse processo de irresponsável negligência se combina com o afastamento da comunidade cinematográfica nacional que não é consultada ou sequer informada a respeito dos rumos desta instituição.

Por acreditarmos que a interlocução da Cinemateca Brasileira com a comunidade cinematográfica é essencial para o seu urgente e devido resgate, reivindicamos a formação de uma comissão com membros indicados pelas principais entidades cinematográficas do país a fim de que se estabeleça um contato formalizado e periódico, condição sine qua non para que se trabalhe com transparência e a Cinemateca volte a assumir a sua vocação pública primeira de preservar e difundir o cinema brasileiro. 

Para isso, exigimos que o governo federal providencie imediatamente a dotação urgente e necessária para que a Cinemateca Brasileira volte a funcionar plenamente e em bases seguras para os filmes nela depositados – patrimônio cultural e histórico de nosso país.

Entidades Nacionais – Ordem Alfabética

  1. ABC  Academia Brasileira de Cinema
  2. ABC Associação Brasileira de Cinematografia
  3. ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação
  4. ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Video – ABD – DF
  5. ABD Associação Brasileira de Documentaristas
  6. ABELE Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais
  7. ABPA  Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
  8. ABRA Associação Brasileira de Roteiristas
  9. ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema
  10. ABRACI  Associação Brasileira de Cineastas
  11. ABRANIMA  Associação Brasileira de Animação
  12. ACCIRS -Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul
  13. AMC Associação dos Montadores de Cinema
  14. ANDAI  Associação Nacional Distribuidores do Audiovisual Independente
  15. APACI Associação Paulista de Cineastas
  16. APAN Associação Paulista do Audiovisual Negro
  17. API  Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
  18. APRO  Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais
  19. APROCINE Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual DF
  20. BRAVI Brasil Audiovisual Independente
  21. CINEMATECA do MAM
  22. CNCB Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
  23. CONNE Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste
  24. CTAV Campinas – Câmara Temática do Audiovisual de Campinas
  25. DBCA  Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual
  26. DF+DOCS – Brasília
  27. É TUDO VERDADE – Festival de Documentários
  28. Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum
  29. FORCINE Fórum Brasileiro de Ensino de Cine e Audiovisual
  30. FÓRUM DOS FESTIVAIS – Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema
  31. FUNDACINE  Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul
  32. ICINE – Forum de Cinema do Interior Paulista
  33. MOSTRA Internacional de São Paulo
  34. PAVI – Pesquisadores do Audiovisual e da Iconografia
  35. SANTACINE Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina
  36. SIAESP  Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo
  37. SIAV Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul
  38. SICAV Sindicato da Indústria Audiovisual
  39. SINDAV-MG  Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais
  40. SINDCINE Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
  41. SOCINE  Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
  42. STIC Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinemat. e do Audiovisual

Entidades Internacionais – Ordem Alfabética

  1. ALIA- Alianza de Industrias Audiovisuales – Espanha
  2. AREA – Asociación de Realizadorxs Experimentales – Argentina
  3. AsAECA – Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual  – Argentina
  4. AsAECA Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual
  5. BERLINALE- Festival de Berlim – Alemanha
  6. BIBLIOCI – Red de Unidades de Información Especializadas en Cine y Medios Audiovisuales.
  7. CIMA- Asociacion de mujeres cineastas y de medios audiovisuales – Espanha
  8. CINEMATECA PORTUGUESA
  9. CINEMATEK – Royal Film Archive of Belgium
  10. CINÉMATHÈQUE  FRANÇAISE – França
  11. Cinémathèque de la Fédération Wallonie-Bruxelles
  12. CINÉMATHÈQUE SUISSE – Suíça
  13. CINETECA BASCA – Espanha
  14. CINETECA DI BOLOGNA – Itália
  15. CINETECA NACIONAL DE MÉXICO
  16. Ciudades Reveladas – Muestra Internacional de Cine y Ciudad – Argentina 
  17. CLAG-Clúster Audiovisual Galego – Espanha
  18. CLAIM – Coordenadoria Latinoamericana de Archivos de Imágenes em Movimento
  19. ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TELEVISIÓN – Cuba
  20. FESTIVAL DE CANNES – FRANÇA
  21. FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN – Espanha
  22. Festival LIBERCINE – Festival Internacional de Cine sobre Diversidad Sexual y Género  – Argentina
  23. FIACINE – Federación Iberoamericana de Academias de Cine
  24. FIAF International Federation of Film Archives (152 cinematecas do mundo)
  25. FILMOTECA ESPAÑOLA
  26. FIPCA Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales
  27. Fundación Cine con Vecinos – Argentina
  28. FUNDACIÓN CINEMATECA BOLIVIANA
  29. FUNDACIÓN DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO – Cuba
  30. Institut LUMIÈRE – França
  31. L’ARP Société Civile d’Auteurs-Réalisateurs-Producteurs de Films
  32. LOCARNO Film Festival – Suíça
  33. PIAF- Productoras Independientes Audiovisuales Federadas – Espanha
  34. RICiLa – Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano – Argentina
  35. TAFIC – Festival Internacional de Cine de Tapiales – Argentina
  36. Zine Escola Elias Querejeta – Espanha