O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Essa semana o O2Cast tem como convidada a diretora Edileuza Penha de Souza, vencedora na categoria de Melhor Curta-Documentário no É Tudo Verdade 2020, maior competição de cinema não-ficcional da América Latina com seu filme: Filhas de Lavadeiras.

A obra também levou o troféu de Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem. Antes, já levou o Troféu Tesourinha de Júri Popular no 8º Festival Internacional de Curtas de Brasília, o de Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pela região Centro-oeste, Norte e Nordeste (Conne) no 7° Festival de Cinema Feminino – Tudo sobre Mulheres, em Cuiabá-MT e Menção Honrosa no 4° Cine Tamoio – Festival de Cinema de São Gonçalo/RJ de 2019.

A apresentação é de Tais Okamura, redatora, pesquisadora formada em cinema e colaboradora independente do departamento de pré-produção aqui da O2.

Filhas de lavadeiras mostra mulheres negras de diversas gerações que relembram como o sacrifício de suas mães forneceu a base material para ocuparem espaços na sociedade brasileira como professoras, atrizes, políticas e empresárias.

Edileuza Penha de Souza é doutora em educação e comunicação pela UNB, idealizadora e coordenadora da Mostra Competitiva de Cineastas e Produtoras Negras, estudou Cinema na Escola Internacional de cinema e tv de Cuba, e diretora também do documentário Mulheres de Barro.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
next arrow
Slider