O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A diretora, produtora e roteirista Carol Benjamim é a convidada do O2Cast. Seu filme documental “Fico te Devendo uma Carta do Brasil”, premiado no ultimo Festival É tudo verdade, estreou nos cinemas do Rio e de São Paulo em 5 de novembro. A produção é da Daza Filmes, com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes. As produtoras são Carol Benjamin, Leandra Leal e Rita Toledo com coprodução de João Moreira Salles, Eliane Ferreira, Maria Carlota Bruno e Pablo Iraola. A distribuição é da Bretz Filmes.

Carol revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia. Devido à pressão de Iramaya e excepcionalidade do pleito, o caso de César foi logo adotado pela Seção Sueca da Anistia Internacional. Em 1976, quatro anos depois, ele foi considerado “Prisioneiro da Consciência”, o principal caso do ano para todas as sessões da Anistia Internacional global. A forte pressão levou o governo brasileiro a exilar César para a Suécia nesse mesmo ano.

A conversa com Carol é conduzida por Tais Okamura, redatora e pesquisadora independente do departamento de pré produção da O2 Filmes e aborda seus objetivos, preocupações, resgate e preservação da memoria, partindo de um ponto de vista pessoal e familiar. Conversam também sobre a importância da produção de um grupo de mulheres no mercado audiovisual brasileiro nos tempos atuais, como a Daza Filmes que a diretora criou com suas parceiras. Carol coloca que sua maior motivação é contribuir para o desenvolvimento de um imaginário social que apoie e celebre a diversidade.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
next arrow
Slider