O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A roteirista e diretora Iuli Gerbasi é a convidada do O2Cast nessa semana. Ela estreou seu primeiro longa “A Nuvem Rosa”, na Mostra World Cinema Dramatic Competition do último Festival de Sundance, que terminou  no início de fevereiro.

No longa, que combina elementos de ficção científica com drama, um casal que acaba de se conhecer acorda no dia seguinte sob lockdown, quando uma misteriosa nuvem rosa passa a cobrir o mundo, matando quem entra em contato com ela nas ruas. Com a sorte de estar numa casa bem abastecida de alimentos, eles passam os dias, os meses e até os anos presos um com o outro, acompanhando os efeitos da quarentena mundial forçada pela TV, videoconferência e redes sociais.

O filme de Iuli recebeu tratamento especial da crítica americana, pois  atribuíram à diretora traços visionários ao abordar tema tão assustadoramente atual, com roteiro desenvolvido em 2017 e realizado em 2019.

A surpresa que a Nuvem rosa trouxe à Sundance pode ser vista no texto da  revista Variety: “A estreia refinada e bem-sucedida de Iuli Gerbase anuncia de antemão que foi escrita e filmada antes da pandemia, mas ainda é totalmente atual”, e impressiona a “precisão desconcertante” com que o filme “acerta pequenas especificidades da vida cotidiana desprovida de contato humano”.

Iuli contou de sua formação, primeiros curtas, os cuidados com a seleção de elenco para Nuvem Rosa e a emoção e efeitos vividos depois de Sundance, com a realização de reuniões com distribuidoras e produtores com interesse futuro sobre seus novos trabalhos.

O filme ainda não tem estreia prevista no Brasil e deverá ser distribuído  pela O2 Play, distribuidora da O2 Filmes.

Igor Kupstas, diretor da O2 Play, conduziu a entrevista.

previous arrow
next arrow
Slider