O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A 56ª edição do O2Cast convidou Joaquim Castro, montador e diretor paulista, integrante da força criativa que promove o desenvolvimento cultural do cinema brasileiro realizado com muito esforço, nestes tempos difíceis.

Joaquim integrou o grupo do montadores do premiado documentário “Democracia em Vertigem”, que trabalhou num processo único, com mais de 7000 horas de material, e concorreu ao Oscar. Neste projeto exercitou também seu trabalho como design de som, pesquisando texturas sonoras, ruídos, trilhas e sons originais, trabalhando com o renomado mixador Leslie Shtaz.

Dono de uma cinebiografia musical, é diretor de “Dominguinhos” e tem no seu portfólio filmes e series como: Jards Macalé, Ney Matogrosso, O Piano que Conversa, A Cor do Som, Veia Nordestina, entre outros. 

Seu próximo projeto em andamento é uma ficção sobre Hermetho Pascoal.

O documentário “Máquina do tempo/60 anos do teatro Oficina”, de sua montagem e co-direção com Lucas Weglinski, desenvolvido ao longo de 4 anos, recebeu o prêmio de Melhor Montagem e Menção Honrosa no último Festival de Cinema “É Tudo Verdade”.

Entrevistado por Fernando Tiezzi, assistente de direção e colaborador do O2Cast, Joaquim falou de sua formação e trajetória se identificando como um profissional derivado da democratização do cinema, proporcionado pelas produções em mini-Dvs, e com as dificuldades de estar num país que não valoriza a cultura. 

Ele enxerga o trabalho de documentarista como um olhar sobre a história, com muito artesanato, e a montagem como edição sobre escolhas e desafios. Joaquim, partidário do entendimento que a função da arte é a comunicação, diz procurar sempre a busca de uma linguagem popular para o qual é necessária a imersão num fluxo criativo.

Ele ressalta o valor dos documentários brasileiros enfatizando a evolução das linguagens cinematográficas evidenciando uma “pulsão criativa em todos os cantos do país”. Relembra a fundamental defesa da Cinemateca Brasileira “temos que lutar pelo nosso bem cultural”.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
next arrow
Slider