carregando...

Notícias

PROJETO UNI – EREPECURU

02.07.2019

O UNI é uma plataforma de comunicação, capacitação e conexão, criada com o objetivo de amplificar as vozes da Amazônia brasileira. O objetivo é divulgar o trabalho e os perfis dos povos da floresta, organizações, associações, empreendedores, todos os heróis que vivem na Amazônia e são os verdadeiros guardiões do futuro da humanidade e ampliar suas redes de seguidores e visibilidade. Criar um território digital da Amazônia.

Afluente do rio Trombetas, o rio Erepecuru abriga diversas comunidades quilombolas e um povo com histórico de luta por seus direitos. Juntos, os comunitários do Poço Fundo, Acapu, Jarauacá, Varre Vento, Boa Vista Cuminã, Monte dos Oliveiras, Santa Rita, Jauary, Araçá, Espírito Santo, São Joaquim e Pancada formam o território quilombola do Erepecuru e detêm o direito coletivo a 218 mil hectares de terras desde 1998.

Apesar da titulação recente, registros históricos indicam que os quilombolas chegaram àquela região há muito tempo. São as histórias dos moradores mais antigos, os Filhos do Erepecuru, que mantêm essa memória viva.

Para conhecer mais sobre os quilombolas do Rio Erepecuru, leia a matéria completa no site Uni: https://www.uniamazonia.co/2019/07/01/erepecuru/.

A direção do filme é de André D’Elia, fotografia por Fernanda Frazão e textos por Giovanna Consentini.

E siga o projeto Uni Amazônia nas redes sociais:

Facebook: @uniamazonia.co
Instagram: @uni_amazonia
Twitter: @uni_amazonia