carregando...

News

FATOS FLORESTAIS – REAIS INFORMAÇÕES SOBRE NOSSAS FLORESTAS

29.04.2019

Dia 29 de Abril na sala de projeção da produtora, foi apresentado para a imprensa “Fatos Florestais”, video realizado em parceria pelo Observatório do Clima, Produtora Imaginária e Fernando Meirelles, com participação do engenheiro florestal Tasso Azevedo e da atriz Camila Pitanga.

O objetivo é compartilhar informações científicas para combater a desinformação, dados distorcidos e falsos sobre o uso e ocupação do solo no Brasil, e tornar claro que vídeos que já circulam na internet, não apresentam dados reais, são fake news.

Numa proposta simples, Tasso responde questões apresentadas por Camila Pitanga, cruzando informações de duas grandes bases públicas: o MapBiomas, que mapeou todas as alterações da cobertura vegetal do país nos últimos 35 anos e o Atlas da Agropecuária Brasileira, criado pela Esalq-USP e pelo Imaflora, que mapeou a situação fundiária do país inteiro. Tasso recorre também à dados da Fao (Organização das Nações Unidas para Agropecuária e Alimentos), da Embrapa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais).

Assista ao vídeo disponibilizado aqui e veja como as florestas são essenciais para ajudar a garantir a produção agropecuária do Brasil. Os dados são claros e mostram que o melhor caminho para o nosso desenvolvimento é fazer diferente, buscando maior produtividade e aproveitando o potencial das nossas florestas e da nossa biodiversidade.

Há espaço para aumentar a produção e a conservação e tornar ainda maior a produção de alimentos no Brasil.

Tasso com tranquilidade esclarece muito. Confira o vídeo:

O filme tem direção de Gisela Moreau, produção de Fernando Meirelles, Observatório do Clima e Produtora Imaginária, roteiro de Oswaldo Braga de Souza, Claudio Angelo, Tasso Azevedo e Fernando Meirelles, animações de Marina Quintanilha, ilustrações de Gisela Moreau e Marina Quintanilha e musica, sound design e finalização de áudio de Quincas Moreira, câmera de Tiago Laires e edição de Fred Rahal Mauro e Danila Bustamente.