Dirigido por Alexandre Moratto e protagonizado por Christian Malheiros e Rodrigo Santoro, o novo filme nacional da Netflix, 7 Prisioneiros, foi selecionado para participar do Festival de Toronto 2021, que ocorre de 9 a 18 de Setembro e será exibido na sessão “Contemporary World Cinema”, dedicada a obras novas de vários cantos do mundo.

Além de Toronto, o longa participará do 78º Festival Internacional de Cinema de Veneza na categoria competitiva Orizzonti Extra, que reúne trabalhos de diferentes gêneros, audiência e duração e será exibido pela primeira vez no dia 6 de setembro durante o mesmo.

É importante lembrar que a boa recepção no Festival de Toronto é um passe certo para a corrida do Oscar: nos últimos anos, os vencedores do People’s Choice (escolha da audiência), prêmio dado para encerrar o evento, venceram ou foram indicados na categoria de melhor filme – vide Nomadland, Jojo Rabbit, Green Book: O Guia, Três Anúncios Para Um Crime e La La Land (Fonte: Site Omelete).

Após a première global nos festivais, 7 Prisioneiros estreia oficialmente ainda em 2021 na Netflix.

Na trama, o jovem Mateus ( Christian Malheiros) sai do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em um ferro velho de São Paulo comandado por Luca (Rodrigo Santoro). Chegando lá, acaba se tornando vítima de um sistema de trabalho análogo à escravidão. A produção é de Ramin Bahrani (diretor indicado ao Oscar® com O Tigre Branco, também da Netflix) e Fernando Meirelles (indicado ao Oscar® com Cidade de Deus), com a O2 Filmes, e o roteiro é assinado por Thayná Mantesso.

Conhecido por seu trabalho em Sócrates, (2018, vencedor do Spirit Awards), este é o segundo longa metragem do cineasta Alexandre Moratto.