O2CAST #14 – CINEMATECA PEDE SOCORRO!
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10 de junho de 2020
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater diversos assuntos ligados à produção audiovisual.
O décimo quarto episódio do O2Cast integra o grupo dos programas gravados durante o período de isolamento social, intitulados “Especial Pandemia”.
Esta edição do O2Cast aborda a grave situação da Cinemateca Brasileira, depositária da cultura audiovisual que está paralisada, sem nenhum recurso para pagar seus poucos funcionários, com alto risco de não sobrevivência e sucateamento. Em defesa da Cinemateca, cineastas lançaram o manifesto “Cinemateca Brasileira – Patrimônio da Sociedade”, num ato realizado no ultimo dia 4 de junho em frente às instalações da instituição na Vila Mariana em São Paulo.
O convidado é o diretor de cinema, membro do grupo de trabalho em defesa da Cinemateca Brasileira, criado pela APACI (Associação Paulista de Cineastas) e um dos organizadores da manifestação, Roberto Gervitz, que conversa com o diretor e sócio da O2 Filmes, Paulo Morelli. Eles falam sobre a importância da Cinemateca para a preservação da cultura brasileira e sua situação atual. Gervitz conta do perigo de não sobrevivência do órgão, a deterioração do acervo e o sucateamento de seus equipamentos. Também falam da necessária incorporação de toda comunidade do audiovisual nacional na defesa da Cinemateca e da cultura, ciência, arte e meio ambiente que neste momento vivem sob ameaça.
A rede de coletivos #JornalistasLivres cobriu a manifestação:
AJUDE A CINEMATECA:
Uma campanha de doações busca arrecadar 200mil reais para dar apoio financeiro aos trabalhadores da Cinemateca Brasileira com atrasos de salários e benefícios e em situação de emergência financeira.
Doe: https://benfeitoria.com/trabalhadoresdacinemateca
Assine, apoie e compartilhe a petição “Cinemateca Brasileira pede socorro”:
Veja abaixo o manifesto assinado por 78 instituições nacionais e internacionais e lido na manifestação realizada dia 4 de junho.
CINEMATECA BRASILEIRA – Patrimônio da Sociedade
A comunidade cinematográfica brasileira, representada por suas entidades, vem manifestar a sua inconformidade com a grave crise que se aprofunda e pode levar à falência da Cinemateca Brasileira.
A Cinemateca é uma conquista histórica do cinema brasileiro. Nela está depositada a maior parte das imagens domésticas, filmes de todos os gêneros e bitolas, programas de TVs e jornais televisivos que o nosso país já produziu ao longo dos últimos 100 anos. Ela é a memória viva de nosso país e o testemunho da grandeza atingida por nosso cinema ao longo da sua existência. O trabalho de restauro desenvolvido pela Cinemateca foi considerado de excelência pelos principais centros especializados do mundo.
No entanto, estamos assistindo à inaceitável deterioração de suas funções que já atingiu um patamar absolutamente incompatível com a sua importância. Técnicos valiosos e especializados foram demitidos e as atividades foram reduzidas drasticamente. Entre outras coisas, isso se refletiu na subutilização dos equipamentos de ponta, fruto de vultosos investimentos, que correm o risco de sucateamento.
Há muito a Cinemateca, em grave crise financeira, não recebe recursos governamentais necessários para o seu pleno funcionamento. Desde de abril, está com os salários dos poucos funcionários que restam atrasados e luta para pagar a conta de luz, que pode ser cortada a qualquer momento. Um eventual apagão elétrico será desastroso, pois atingirá a climatização das salas onde estão arquivados verdadeiros tesouros de seu acervo histórico. Sem refrigeração e inspeção constante, os filmes em nitrato de celulose- material altamente inflamável – ficarão expostos ao tempo e podem entrar em autocombustão como já ocorreu em 2016. A lista de obras ameaçadas inclui filmes da Atlântida, da Vera Cruz, tudo o que restou do cinema silencioso brasileiro, arquivos históricos de Glauber Rocha e grandes filmes restaurados pela cinemateca – a história do audiovisual nacional corre enorme risco.
Todo esse processo de irresponsável negligência se combina com o afastamento da comunidade cinematográfica nacional que não é consultada ou sequer informada a respeito dos rumos desta instituição.
Por acreditarmos que a interlocução da Cinemateca Brasileira com a comunidade cinematográfica é essencial para o seu urgente e devido resgate, reivindicamos a formação de uma comissão com membros indicados pelas principais entidades cinematográficas do país a fim de que se estabeleça um contato formalizado e periódico, condição sine qua non para que se trabalhe com transparência e a Cinemateca volte a assumir a sua vocação pública primeira de preservar e difundir o cinema brasileiro.
Para isso, exigimos que o governo federal providencie imediatamente a dotação urgente e necessária para que a Cinemateca Brasileira volte a funcionar plenamente e em bases seguras para os filmes nela depositados – patrimônio cultural e histórico de nosso país.
Entidades Nacionais – Ordem Alfabética
- ABC Academia Brasileira de Cinema
- ABC Associação Brasileira de Cinematografia
- ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação
- ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Video – ABD – DF
- ABD Associação Brasileira de Documentaristas
- ABELE Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Equipamentos e Serviços Audiovisuais
- ABPA Associação Brasileira de Preservação Audiovisual
- ABRA Associação Brasileira de Roteiristas
- ABRACCINE – Associação Brasileira de Críticos de Cinema
- ABRACI Associação Brasileira de Cineastas
- ABRANIMA Associação Brasileira de Animação
- ACCIRS -Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul
- AMC Associação dos Montadores de Cinema
- ANDAI Associação Nacional Distribuidores do Audiovisual Independente
- APACI Associação Paulista de Cineastas
- APAN Associação Paulista do Audiovisual Negro
- API Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro
- APRO Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais
- APROCINE Associação de Produtores e Realizadores de Cinema e Audiovisual DF
- BRAVI Brasil Audiovisual Independente
- CINEMATECA do MAM
- CNCB Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros
- CONNE Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste
- CTAV Campinas – Câmara Temática do Audiovisual de Campinas
- DBCA Diretores Brasileiros de Cinema e Audiovisual
- DF+DOCS – Brasília
- É TUDO VERDADE – Festival de Documentários
- Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinoforum
- FORCINE Fórum Brasileiro de Ensino de Cine e Audiovisual
- FÓRUM DOS FESTIVAIS – Fórum Nacional dos Organizadores de Festivais de Cinema
- FUNDACINE Fundação de Cinema do Rio Grande do Sul
- ICINE – Forum de Cinema do Interior Paulista
- MOSTRA Internacional de São Paulo
- PAVI – Pesquisadores do Audiovisual e da Iconografia
- SANTACINE Sindicato da Indústria do Audiovisual de Santa Catarina
- SIAESP Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo
- SIAV Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul
- SICAV Sindicato da Indústria Audiovisual
- SINDAV-MG Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais
- SINDCINE Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual
- SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
- STIC Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinemat. e do Audiovisual
Entidades Internacionais – Ordem Alfabética
- ALIA- Alianza de Industrias Audiovisuales – Espanha
- AREA – Asociación de Realizadorxs Experimentales – Argentina
- AsAECA – Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual – Argentina
- AsAECA Asociación Argentina de Estudios sobre Cine y Audiovisual
- BERLINALE- Festival de Berlim – Alemanha
- BIBLIOCI – Red de Unidades de Información Especializadas en Cine y Medios Audiovisuales.
- CIMA- Asociacion de mujeres cineastas y de medios audiovisuales – Espanha
- CINEMATECA PORTUGUESA
- CINEMATEK – Royal Film Archive of Belgium
- CINÉMATHÈQUE FRANÇAISE – França
- Cinémathèque de la Fédération Wallonie-Bruxelles
- CINÉMATHÈQUE SUISSE – Suíça
- CINETECA BASCA – Espanha
- CINETECA DI BOLOGNA – Itália
- CINETECA NACIONAL DE MÉXICO
- Ciudades Reveladas – Muestra Internacional de Cine y Ciudad – Argentina
- CLAG-Clúster Audiovisual Galego – Espanha
- CLAIM – Coordenadoria Latinoamericana de Archivos de Imágenes em Movimento
- ESCUELA INTERNACIONAL DE CINE Y TELEVISIÓN – Cuba
- FESTIVAL DE CANNES – FRANÇA
- FESTIVAL DE SAN SEBASTIÁN – Espanha
- Festival LIBERCINE – Festival Internacional de Cine sobre Diversidad Sexual y Género – Argentina
- FIACINE – Federación Iberoamericana de Academias de Cine
- FIAF International Federation of Film Archives (152 cinematecas do mundo)
- FILMOTECA ESPAÑOLA
- FIPCA Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales
- Fundación Cine con Vecinos – Argentina
- FUNDACIÓN CINEMATECA BOLIVIANA
- FUNDACIÓN DEL NUEVO CINE LATINOAMERICANO – Cuba
- Institut LUMIÈRE – França
- L’ARP Société Civile d’Auteurs-Réalisateurs-Producteurs de Films
- LOCARNO Film Festival – Suíça
- PIAF- Productoras Independientes Audiovisuales Federadas – Espanha
- RICiLa – Red de Investigadores sobre Cine Latinoamericano – Argentina
- TAFIC – Festival Internacional de Cine de Tapiales – Argentina
- Zine Escola Elias Querejeta – Espanha
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