O2CAST #62 – “AS PROTAGONISTAS” DE TATA AMARAL
Home
7 de julho de 2021
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
A diretora Tata Amaral é a convidada dessa semana do O2Cast. Ela é a realizadora da serie As Protagonistas que apresenta a história do audiovisual brasileiro a partir da produção de cineastas mulheres. Os episódios inéditos são exibidos todos os sábados, às 21hr, com reprises todos os dias, no CineBrasil TV e podem ser assistidos online nas plataformas Divertenet e Oi Play.
Tatá relembra sua formação, sua carreira, a efervescência cultural e o período de profissionalização do audiovisual na década de 80, coincidente com as mudanças politicas. Ela conta de seus primeiros curtas, seus filmes e as series que realizou. Não deixando de contar a evolução da participação feminina no audiovisual nacional.
A conversa conduzida por Tais Okamura, pesquisadora, redatora e colaboradora independente do departamento de pré-produção da O2 Filmes, identifica que o que mobiliza Tatá em seus trabalhos é o universo íntimo das personagens femininas, temáticas sociais, um cinema político e feminista. As duas cineastas Tata e Tais, conversam sobre os desafios das mulheres para atenderem os compromissos com a maternidade, com o trabalho e a satisfação da realização profissional. A diretora conta que a série As Protagonistas surgiu do Coletivo Vermelho que realizou o seminário “Quem tem medo das mulheres no audiovisual?” e da sua percepção que a historia do cinema brasileiro era parcial sem a participação das mulheres. A pesquisa apontou que desde os anos 1930 até os dias de hoje, as cineastas assumem o protagonismo de suas carreiras, suas produções e constroem as políticas de valorização do audiovisual brasileiro. A série se inicia em 1931, com o filme de Cleo de Verberena, O Caso do Dominó Preto, e percorre a produção das cineastas até os dias de hoje com as narrativas negras, indígenas e com as diferentes visões de raça e gênero.
Escute o O2Cast também pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
535 views