O2CAST #85 – ADRIAN TEIJIDO, PEDRO SOTERO, CINEMA E A REVISTA IRIS
Home
15 de dezembro de 2021
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
Adrian Teijido e Pedro Sotero, diretores de fotografia são os convidados especiais da edição de número 85 do O2Cast. Adrian entrevista Sotero sobre sua trajetória, abordando o diferencial das produções realizadas na região do Recife, a recém lançada Revista Iris, o streaming e o futuro do cinema brasileiro.
Pedro Sotero conta que cursou agronomia na Universidade Federal de Pernambuco, era assíduo ao Cine Clube Barra Verde e fez o curso Olhar Critico ministrado por Kleber Mendonça, iniciando sua participação nas filmagens de curtas como assistente de produção, e depois montagem e direção. Quando participou da equipe de fotografia de Maurinho Mendonça no longa Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, encontrou seu espaço no cinema. Pedro comentou sua parceria com o fotógrafo, assistente de câmera e operador de steadycam Fabricio Tadeu e os longas que realizaram juntos.
Adrian pergunta sobre o processo de escolhas e definições para o estabelecimento do conceito visual dos filmes e sobre o frescor, pureza e liberdade de experimentação que identifica nos trabalhos filmados no Recife. Sotero atribui esta identificação à liberdade artística por realizar um cinema ligado à arte e a cultura que esta geração de cineastas experimentou, sem obrigações com o mercado comercial. Atribui também ao espírito colaborativo de muita troca que permeava os bastidores dessas produções.
As características do cinema do diretor e parceiro Kleber Mendonça são abordadas por Pedro Sotero que conta que desde os roteiros há indicações de como a câmera deve se comportar. Referiu-se à cinefilia que tem em comum com o diretor e o fascínio pelo cinema independente americano dos anos 70, que propiciaram a criação de uma linguagem própria identificada nos filmes que realizaram.
A participação em produções maiores e destinadas ao streaming também foram assuntos dos fotógrafos. A realização de narrativas funciona tanto para projetos comerciais ou artísticos. É o fazer parecido.
A Revista Iris, em terceira edição trimestral, criada e editada pelos fotógrafos Azul Serra, Pedro Sotero e Rafael Nobre do Atelier Bucareste ,online, gratuita e dirigida ao público interessado no cinema, é abordada com satisfação por Sotero que considera-a importante por compartilhar conhecimento.
O futuro do cinema brasileiro é consenso entre os fotógrafos. É preciso que a gente se encontre sem mascara, respirando cultura do nosso país que respeita o conhecimento, para que o cinema retome seu lugar.
Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
516 views