O2CAST #102 – MARIA DORA MOURÃO, CARLOS AUGUSTO CALIL E A REABERTURA DA CINEMATECA
Home
25 de maio de 2022
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
O O2CAST #102 aborda a reabertura ao público da Cinemateca Brasileira, efetuada no dia 13 de maio.
Os convidados são a professora Maria Dora Mourão, diretora geral da Cinemateca Brasileira, e o professor Carlos Augusto Calil, presidente do Conselho de administração da Cinemateca Brasileira. A conversa é conduzida pelo cineasta Roberto Gervitz, coordenador do grupo de trabalho SOS Cinemateca, da Associação Paulista de Cineastas – APACI.
A Cinemateca que é a mais antiga instituição de cinema do Brasil e detém o maior acervo cinematográfico da América Latina, esteve fechada nos últimos dois anos enfrentando sérios problemas. Os entrevistados rememoram este período de indefinições, o empenho daqueles que atuaram em defesa da instituição, os caminhos que estão sendo percorridos para o resgate da Cinemateca e a retomada de seu papel na defesa e preservação da cultura cinematográfica dos brasileiros.
Os professores Dora e Calil ao compartilhar com os ouvintes suas carreiras e as ligações fortes com a Cinemateca Brasileira desde suas juventudes, contam a historia da instituição. Lembram das permanentes dificuldades de sustentabilidade como instituição privada, até 1984 quando o governo federal abriu a possibilidade de oferecer recursos para viabilizar a continuidade de algumas organizações culturais do país, numa espécie de parceria publico privada mas assegurando a autonomia dessas instituições.
Calil conta sobre a instalação no espaço do antigo Matadouro e as relações da Cinemateca com a cidade de São Paulo. Falam também do crescimento na área de preservação e restauro que levaram a entidade ser reconhecida internacionalmente como modelo nessa atividade.
Lembram das medidas de 2013 do governo federal, através do Ministério da Cultura que desinteressou-se da Cinemateca cortando abruptamente recursos. A questão das Organizações Sociais (OS), Sociedade Amiga da Cinemateca (SAC), Acerp, editais e questões políticas são esclarecidas nas narrativas dos professores, que vivenciaram estes acontecimentos.
Contaram das condições encontradas pela Sociedade Amigos da Cinemateca ao assumir a gestão da instituição e relataram necessidades de consertos, reformas e manutenções a serem efetuadas nos equipamentos. Abordaram projetos para restauração do acervo, reabilitação dos laboratórios, falaram da própria gestão, das áreas especificas e da importância da formação de profissionais especializados. Detalharam a programação para a abertura, as mostras, eventos e atividades programadas, planos, projetos e parcerias. Relataram desafios, mostraram força para reerguer a Cinemateca.
Para interessados em cinema e preocupados com nosso desenvolvimento cultural esses depoimentos tem grande significado.
Escute o O2Cast também pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
373 views