O2CAST #113 – SUSANNA LIRA / DIRETORA DE RESPEITO
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10 de agosto de 2022
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
A convidada dessa edição é a cineasta Suzanna Lira. Além de jornalista, publicitária e pós-graduada em filosofia, direito internacional e direitos humanos, Suzanna é sócia-diretora da produtora Modo Operante, e atua há mais de 20 anos como diretora e roteirista de programas de televisão, documentários, filmes institucionais, séries documentais e ficcionais, videoclipes e também como curadora de mostras cinematográficas.
Seu curta “Socorro” estará no 50º Festival de Gramado e já recebeu o Prêmio Marielle Franco na Mostra Lugar de Mulher É no Cinema. ‘Casão – Num Jogo Sem Regras”, série em 4 episodios que roteririzou e dirigiu, estreou em maio pela Globoplay.
No último dia 21 de julho iniciou a veiculação de “Adriano Imperador”, nova série documental na Paramount+, que relembra a trajetória de uma das lendas do futebol através de fatos marcantes narrados pelo próprio atleta. Entre seus mais recentes trabalhos estão A Mãe de Todas as Lutas, Prazer em Conhecer, Torre das Donzelas, Mussum, Um Filme do Cacildis e Rotas do ódio.
Na conversa com Guto Gontijo, produtor executivo de dramaturgia, responsável pelo conteúdo criativo da O2filmes, Susanna relembrou seus trabalhos iniciais, a montagem de sua produtora e realizações. Falou de “Intolerancia” onde abordava crimes de ódio e foi premiado no Festival do Rio e que a motivou fazer uma pós graduação sobre direitos humanos, de “Rotas do ódio”, que terá brevemente sua quinta temporada e também de “Não foi minha culpa”, com 10 episódios a estrear proximamente. A diretora fala de suas preocupações ao realizar um filme como ”Mussum“ onde discutir a representatividade do negro na televisão, questões sociais e racismo, a conduziram na busca da consultoria de Lazaro Ramos para o roteiro e como narrador.
Para ela não há preferência de formatos entre uma série ou um longa: ”Você vai se adaptando à realidade que o projeto apresenta”. Salienta que é necessário respeitar as estruturas solidas de captação de audiência e que procura sempre “não perder o foco do que quero fazer”. Compartilhou seu método de trabalho que inicia sempre sozinha para efetuar as definições e objetivos e, vai incorporando parceiros. ”Mas não fico à mercê do imponderável, o exito vem da pesquisa bem feita, do planejamento e do roteiro”.
Chegou a relembrar os seminários de Fernando Meirelles sobre o Método para gravação em digital de 2010 e que é preciso “saber ligar e desligar a câmera” e não esquecer de gerar um roteiro para a montagem, lembrando da disciplina de organização do material.
Sobre a vida acadêmica falou dos estudos de pós graduação em filosofia e biopolitica criminal que a instrumentaram para um pensamento reflexivo nos filmes e nos acontecimentos que são focalizados. Susanna compartilhou que os documentários induzem seus estudos acadêmicos para ampliar conhecimentos sobre os temas de preferência e sedimentam seus valores para construir personagens fortes e verdadeiros na ficção.
Guto quis saber também sobre a participação tão próxima dos personagens focalizados como nas séries com Casagrande e Adriano e a diretora ainda comentou que descobriu o mundo do futebol como um novo público para seus trabalhos.
A crescente participação das mulheres no cinema é saudada por Susanna que lutou por isso.
Ainda foram temas a contemporaniedade de seus trabalhos nas mais diferentes plataformas e explicações sobre sua aceitação por todos. A diretora atribue isso ao compartilhamento na criação e na responsabilidade em relação aos compromissos da entrega do que foi acertado. Fala ainda de respeito às orientações de como encarar a audiência.
As expectativas de mudança no país e a volta de funcionamento da Ancine para permitir uma produção cultural nacional, com melhoria da industria do cinema e sua profissionalização estão no cenário de Susanna, além de desafios pessoais de aperfeiçoamento para uma carreira internacional.
Guto Gontijo finaliza pedindo a Susanna indicações para um “dever de casa dos interessados no audiovsual”. As indicações da diretora são muito boas, confira.
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