Dia 1 de setembro iniciou o 78º Festival de Cinema de Veneza e três filmes brasileiros aparecem entre os títulos da mostra Orizzonti.

O longa “7 Prisioneiros”, do diretor Alex Moratto, é um dos filmes brasileiros selecionados para participar na categoria competitiva Orizzonti Extra e será exibido pela primeira vez no dia 6 de setembro no festival.

Na trama o jovem Mateus (Christian Malheiros) sai do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em um ferro velho de São Paulo comandado por Luca (Rodrigo Santoro). Chegando lá, acaba se tornando vítima de um sistema de trabalho análogo à escravidão. A produção é de Ramin Bahrani (diretor indicado ao Oscar® com O Tigre Branco, também da Netflix), Fernando Meirelles (indicado ao Oscar® com Cidade de Deus) e O2 Filmes em parceria com a Netflix e o roteiro é assinado por Thayná Mantesso.

Sobre o longa, Fernando diz: “7 Prisioneiros conta uma historia infelizmente ainda recorrente no Brasil, a do trabalho análogo a escravidão, mas fala também sobre o poder e sua capacidade para corroer qualquer convicção, por melhor que seja. O Alex Moratto é um jovem cineasta muito talentoso, a O2 Filmes está feliz por esta aposta acertada e quer dobra-la futuramente.”

Alex Moratto participou do O2Cast em 2020 e, junto de Camila de Moraes, diretora do documentário “O Caso do Homem Errado”, e Caroline Leone, diretora do longa “Pela Janela”, falou sobre o desafio de produzir seu primeiro filme.

Outra produção brasileira a integrar a categoria competitiva Orizzonti Extra é o curta “Ato”, da diretora Bárbara Paz. A produção marca o retorno de Bárbara a Veneza, onde ela ganhou o prêmio de Melhor Documentário em 2019 com “Babenco – Alguém Precisa Ouvir o Coração e Dizer: Parou”.

Bárbara também esteve no O2Cast em 2020 e, junto da diretora Susanna Lira, falou sobre os trabalhos realizados, desafios enfrentados e o papel das mulheres no audiovisual.

Completando a lista de brasileiros em Veneza está o longa “Desejo Particular”, do diretor Aly Muritiba. O longa fará sua première mundial na mostra competitiva Venice Days, que equivale à Quinzena dos Realizadores, do Festival de Cannes.