Dezembro de 2020. É hora de completar o ciclo com o episódio final de “Crônicas da Pandemia”. No ar desde setembro, a série de curtas apresenta a visão de diversos talentos do audiovisual brasileiro sobre este ano que encerra agora, depois de deixar tantas marcas em todos nós.

O curta “Velório” consagra o espírito de cinema colaborativo do projeto: a história foi criada em parceria pelos roteiristas dos cinco episódios anteriores, e apresenta novos personagens, vividos pelo elenco completo da temporada, além de novos convidados. Desta vez, o texto se permite ir do cômico ao trágico, do íntimo ao coletivo, um retrato que até pareceria surreal, se não estivéssemos falando de 2020.

CRÔNICAS DA PANDEMIA – "VELÓRIO" from O2 Filmes on Vimeo.

“Crônicas da Pandemia” se tornou realidade graças à parceria com a O2 FIlmes e a O2 Pós, e sua ousadia em apoiarem o cinema de guerrilha nacional. Todos os curtas foram inteiramente produzidos seguindo as normas do Dogma 20, de modo colaborativo e respeitando as normas de distanciamento social. O processo é uma inspiração livre do Dogma 95, movimento criado por Lars Von Trier. 

Direção e criação geral de André Gustavo, roteiro de Antônio Tibau (redação final), Cindy Wilk, Erez Milgrom, Fernanda Sarkis Coelho, Guto Portugal, Marina Pinto, Tóia Ferraz e João Côrtes, montagem de João Fabra, trilha e música tema por Lucas Mayer – DaHouseConcept, abertura por Zico Farina e Luis Dourado.

Elenco: Flavio Bauraqui, Eliza Volpatto, Marcela Rosis, Tóia Ferraz, Cecília Homem de Mello, Maidê Mahl, Alex Albino, Angel Homem de Mello, João Côrtes, Cecília Audi.