NASCIDA EM PORTO ALEGRE, FORMADA EM JORNALISMO PELA PUC/RS, “DAINA” ATUA DESDE 89 NAS ÁREAS DE CINEMA E PUBLICIDADE. COMEÇOU SUA CARREIRA NA CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE, TRABALHANDO COM JORGE FURTADO NO CLÁSSICO “ILHA DAS FLORES”.”A CASA DE CINEMA ME ENSINOU QUE CINEMA É UMA ARTE QUE SE FAZ EM GRUPO E QUE UM DIRETOR TEM QUE ABRIR ESPAÇO PARA A EQUIPE TRABALHAR.”
EM 1996, DAINARA COMEÇOU A DIRIGIR SEUS PRÓPRIOS FILMES. ENTRE SEUS PRINCIPAIS TRABALHOS COMO DIRETORA DESTACAM-SE “DIVAGAÇÕES NUM QUARTO DE HOTEL”, PROGRAMA PRODUZIDO PARA A TV FRANCESA ARTE; O DOCUMENTÁRIO “DONA HELENA”; OS CURTAS DOCUMENTÁRIOS “DIDIER”, “FANTA”, “JIGAR” E “VERÔNICA”, QUE FAZEM PARTE DO PROJETO POVOS DE SÃO PAULO; O MÉDIA-METRAGEM “OSWALDO CRUZ” E O CURTA DE FICÇÃO “UM HOMEM SÉRIO”, VENCEDOR DE DIVERSOS PRÊMIOS NOS FESTIVAIS DE BRASÍLIA E GRAMADO.
“FAZER CINEMA E PUBLICIDADE PARA MIM É UM EXERCÍCIO DE DESCOBERTA E DE SÍNTESE. ONDE NÃO SE PODE ABRIR MÃO NEM DA PESQUISA NEM DA INTUIÇÃO.”NA PUBLICIDADE DAINA JÁ DIRIGIU MAIS DE 200 FILMES PARA CLIENTES COMO FIAT, LYCRA, HSBC E TELEFÔNICA. “SOU CURIOSA, GOSTO DE DIRIGIR DIFERENTES TIPOS DE FILMES. ADORO OS ‘FILMES DE ATOR’ MAS TAMBÉM ME AGRADA PARTIR DE UMA IDÉIA MAIS ABERTA E BUSCAR SOLUÇÕES NARRATIVAS OU TÉCNICAS PARA ELA”.