O telão, com 13 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, simula um background ao criar o ambiente desejado em live action, possibilitando a interação dos atores. “Ao invés de trabalharmos com uma imagem estática filmada ou com vídeos, um dos grandes diferenciais neste filme foi que nós colocamos um projeto 3D dentro do telão. Podemos até comparar com a indústria de games, onde todo o cenário existe em 3D e, para onde você direciona o seu personagem ou a câmera dentro do jogo, existe ali todo um ambiente construído”, observa Fred Luz, diretor do filme “fantástica fábrica de super pais”, produzido pela O2 e criado pela OD Brasil.

Em relação ao mercado audiovisual a novidade, trazida e adaptada no Brasil pela O2, funciona para séries, longas-metragens e também para a publicidade, transformando todo o processo de produção e a qualidade no resultado final do trabalho. 

Por conta da pandemia e a exigência dos protocolos de segurança em filmagens, com o telão dentro do estúdio da O2 em Cotia (SP), o diretor teve o controle de todo o ambiente, indicando que a unreal é uma solução tecnológica e visualmente impactante e que pode ser uma alternativa às filmagens externas em épocas de restrições.

Para os atores, o fotógrafo e o diretor, a grande vantagem é poderem olhar no monitor a imagem já impressa, mais precisa. É possível entender e mensurar como a filmagem vai ficar por conta de toda a integração com o telão. Para o cliente, proporciona uma segurança maior em visualizar o resultado final. A compreensão das cenas é superior já que a tecnologia traz toda a realidade para a filmagem. O que não ocorre com a já conhecida chroma key onde a simulação levaria mais tempo.

“Com os movimentos de luz, conseguimos trazer uma melhor sincronicidade entre os dois mundos. A tecnologia otimiza o tempo de pós-produção, já que boa parte da energia desse projeto esteve na pré-produção” – enfatiza Fred Luz.