Produzido pela O2 Filmes e distribuído pela Paris Filmes, primeiro longa-metragem de Wagner Moura na direção e estrelado por Seu Jorge teve ótima repercussão em importantes festivais de cinema do mundo, como Berlim, Hong Kong, Sydney, Havana, Cairo e Santiago além de conquistar os troféus de Melhor Ator para Seu Jorge nos festivais da Índia, em Goa, e de Bari, na Itália.

1969. Marighella não teve tempo pra ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação.

Com Seu Jorge, Bruno Gagliasso, Humberto Carrão e Adriana Esteves, o longa conta a história dos últimos anos de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lucio, policial que o rotula de inimigo público nº 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto – mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.

O filme tem produção da O2 Filmes e coprodução da Globo Filmes e Maria da Fé. A distribuição é da Paris Filmes e da Downtown Filmes.