O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A Viagem de Pedro, longa escrito e dirigido por Laís Bodanzky, venceu recentemente o prêmio de Melhor Filme Americano no Septimius Awards, em Amsterdã, premiação que objetiva apoiar produções consideradas visionárias.

A diretora e roteirista é a convidada da edição 107 do O2Cast. Este seu último filme estreou no Brasil, em sessão hors-concours na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e foi exibido no 23º Festival do Rio que premiou a diretora como melhor direção de ficção e ao ator Sérgio Laurentino como melhor ator coadjuvante. Em Portugal o filme foi lançado em maio nos cinemas, além de ter sido exibido no 19º Indie Lisboa – Festival Internacional de Cinema, no mesmo mês. O filme deverá estar nas salas de cinema brasileiras a partir de 1 de setembro.

A produção aborda a vida privada de Dom Pedro I, responsável por escrever, em 1824, a primeira Constituição do Brasil imperial, considerada liberal e progressista para a época. O filme compreende o momento em que o ex-imperador retorna para Portugal, em 1831, deixando seu reinado brasileiro nas mãos do governo regencial para iniciar a batalha pelo trono contra o irmão Miguel 1º e se transformar em Pedro 4º, rei de Portugal.

Laís Bodanzky relembra as raízes de seu interesse pelo cinema com seu papel provocador de reflexões e conta como este projeto, originalmente proposto por Cauã Reymond, se estruturou com uma grande equipe e desafiadora produção. Destaca o trabalho de montagem do elenco, da direção de arte, dos figurinos e a logística para realizar o filme que tem 80% de suas cenas ambientadas dentro da embarcação de volta à Europa. O protagonista é o produtor e ator Cauã Reymond.

A conversa com Laís conduzida por Tais Okamura pesquisadora e redatora independente do departamento de pré produção da O2, contempla desde o processo de pesquisa, a liberdade ficcional, a mistura cultural, as questões de raça e do papel das mulheres, a complexa montagem, a equipe profissional, os parceiros e a satisfação pelo resultado alcançado, o momento desafiador do cinema brasileiro, o papel das produções para o streaming e a percepção que o audiovisual nacional resiste vivo.

Ainda não fica de lado a necessária retomada da valorização da produção cultural do país.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Laís_Bodanzky_convidada
Taís_convidados
next arrow