O2Cast convidou o diretor Luiz Villaça para abordar a recente estreia do longa “45 do Segundo Tempo” filme que com um reencontro de amigos provoca risos , lágrimas, diverte, emociona e faz o publico pensar sobre a ação do tempo na vida das pessoas e celebrar a amizade.

O diretor atuante no cinema, no teatro e na televisão compartilhou como transita nestes universos, sua preferência pela direção de atores que o conduziu à escolas de teatro, à realização de seus primeiros curtas reaplicando seus rendimentos como editor de imagens na área da publicidade. E como as políticas culturais a partir dos anos 90 contribuíram para se tornar o contador de histórias que sempre sonhou ser.

O filme rodado em 2018 , uma declaração de amor ao futebol e a vida ,é uma produção da Café Royal e Bossa Nova Filmes, coprodução Globo Filmes, Telecine e Spcine com distribuição da Paris Filmes e Downtown Filmes ,que deveria ter estreado em 2020 mas, foi adiado pelos efeitos da pandemia.

A história ficcional foi criada por Luiz e seus parceiros roteiristas Rafael Gomes, Luna Grimberg e Leonardo Moreira a partir de um foto de 3 amigos na inauguração do metrô em 1974 , publicada num jornal . Tais Okamura pesquisadora e redatora independente , colaboradora do O2cast , que conduz a conversa com o diretor, aproveitou a oportunidade para saber sobre a metodologia que utilizaram para a criação e escrita dos roteiros: ”escrever sem preguiça de reescrever“, diz Villaça. O elenco conta com nomes consagrados da televisão brasileira, amigos e parceiros do diretor, como Tony Ramos, Cássio Gabus Mendes e Ary França, além de participações de Denise Fraga, Filipe Bragança e Louise Cardoso. Villaça conta com sabor sua amizade e parceria com o grupo do elenco e a equipe técnica que atuou no filme.

Há ainda abordagem das atividades do diretor e seu grupo de colaboradores e amigos durante a pandemia, os caminhos trilhados para exercitar o oficio tanto na área do teatro, com lives, montagens especiais e, no audiovisual com trabalhos publicitários ,realização de web séries e documentários.

Também abordado o desenvolvimento de novos projetos e reflexões sobre o momento vivido pela área da cultura neste período difícil .E a expectativa esperançosa de uma retomada e melhores condições para as artes no próximo ano.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Luiz_Villaca_convidado
Taís_convidados
next arrow