O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A convidada da edição 117 do O2Cast é a diretora Júlia Murat, que recebeu o Leopardo de ouro, prêmio máximo do festival de Locarno, no último dia 13 de agosto com o filme Regra 34. O cinema brasileiro já recebeu este prêmio há 55 anos atrás com o longa Terra em Transe de Glauber Rocha. Segundo a diretora, seu filme é sobre afeto, escuta e consensualidade e o prêmio foi surpreendente pela unanimidade do júri em sua escolha. “Regra 34” competiu no evento com 16 produções de diferentes países.

O longa-metragem, estrelado por Sol Miranda, Lucas Andrade, Lorena Comparato e Isabela Mariotto, conta a história de Simone (Sol Miranda), uma jovem negra que acabou de passar para a defensoria pública e pagou os estudos fazendo performance online de sexo como camgirl. Violência e erotismo estão na trama.

A diretora, que também atua como roteirista e montadora, relembrou sua trajetória profissional, compartilhando seus trabalhos iniciais nos sets dirigidos pela cineasta Lúcia Murat, sua  mãe, os cursos de teatro que realizou, suas atividades como assistente de direção e também como assistente de câmera por 10 anos, além de montadora.

Júlia Murat tem histórico de prêmios em outros festivais internacionais. Seu primeiro filme de ficção, Histórias que Só Existem Quando São Lembradas (2011), estreou no Festival de Veneza e foi selecionado pelos festivais de Toronto, Rotterdam e San Sebastian, ganhando 39 prêmios internacionais, incluindo Melhor Filme em Abu Dhabi, Sofia e Lima.  Pendular (2017) também ganhou o Prêmio FIPRESCI, na mostra Panorama do Festival de Berlim, e foi selecionado por diversos festivais ao redor do mundo. Ela dirigiu dois documentários Dia dos Pais, que estreou no Cinéma du Reel, em 2008, e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (2017), exibido no Festival de Cinema de Brasília, além de curtas e videoinstalações.

A conversa com Taís Okamura, redatora, pesquisadora independente e colaboradora do O2Cast conduziu a diretora a falar de seu processo de trabalho, criação e desenvolvimento do roteiro com seus parceiros que atuaram em 3 universos distintos: a defensoria publica, o direito penal e a pornografia, sexo e violência. Júlia destaca a performance da atriz negra Sol Miranda, que interpreta o personagem central, contando que as filmagens iniciadas em agosto de 2019 foram concluídas às vésperas do início da pandemia. Falou das dificuldades para finalização e de ter efetuado uma finalização para apresentá-lo no festival. Com o prêmio auferido, Regra 34 recebeu convites para participar de 10 novos festivais e deve estrear nos cinemas provavelmente em novembro próximo.

Também foram abordadas as políticas culturais afirmativas, a participação das mulheres no audiovisual, o projeto imediato da diretora de fazer um mestrado em Nova York sobre questões de gênero e raça para estar conectada com os novos pensamentos e o novo filme que desenvolve.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Julia_Murat_convidada
Taís_convidados
next arrow