O2CAST #118 – “O TERRITÓRIO” E A BRAVA GENTE QUE O REALIZOU
Home
14 de setembro de 2022
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
O Território, longa do diretor americano Alex Pritz, produzido pelos cineastas nomeados ao Oscar Darren Aronofsky e Sigrid Dyekjaer, em co-produção com o povo indígena Uru-eu-wau-wau, é o foco do O2Cast.
O filme distribuído aos cinemas brasileiros pela O2 Play trata da situação do povo Uru-eu-wau-wau em Rondônia, as disputas pelo território, as queimadas, e como os indígenas tentam manter a floresta com ativistas ambientalistas. O documentário, que já percorreu 99 festivais, foi adquirido pela National Geographic, é ganhador dos Prêmios Especial do Júri de Obra Documental e do Público de Documentário na categoria internacional no Festival Sundance de Cinema de 2022 e menção especial do júri na categoria F:ACT no CPH:DOX, Festival Internacional de Documentários de Copenhagen.
Estiveram na O2 o diretor Alex Pritz, a ativista Neidinha Bandeira, Bitaté Uru-eu-wau-wau, liderança indígena, produtor e protagonista do filme e Txai Suruí, líder indígena ativista. Ela é coordenadora do Movimento da Juventude Indígena e produtora executiva do filme. Eles conversaram com o diretor Igor Kupstas e Michele Felinto, gerente de marketing da O2 Play, o braço de distribuição da produtora, relembrando o início do projeto, os temores iniciais do diretor nos primeiros contatos com os responsáveis pela destruição da floresta, o envolvimento com a situação difícil e perigosa que vivenciam os indígenas e os ativistas na região e os efeitos da pandemia no desenvolvimento das filmagens.
Com a epidemia a equipe internacional deixou a região só voltando após a completa vacinação dos indígenas, atendendo aos protocolos da covid. Os indígenas assumiram a tecnologia da filmagem após entendimentos e receberem as câmeras. O resultado é um surpreendente olhar coletivo sobre a proposta que aborda a cadeia produtiva, o desmatamento zero e os direitos humanos.
Txai ressalta que o documentário humaniza os dois lados: “os indígenas e os invasores, refletindo sobre o sistema que afeta todos e a própria floresta e que há a necessidade de criarmos novos caminhos de desenvolvimento para garantir a sobrevivência da Amazônia, onde até hoje se repete a história da colonização brasileira. O grupo de cineastas defende que O Território descoloniza as mentes e este é seu maior legado. Não deixe de ver o filme.
Escute o O2Cast também pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, RadioPublic e Amazon Music.
725 views