O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Carolina Markowicz é paulista do interior, cineasta e roteirista. Escreveu e dirigiu curtas-metragens exibidos em mais de trezentos festivais de cinema de todo o mundo, dentre eles Cannes, Locarno, Toronto, SXSW e AFI, tendo conquistado dezenas de prêmios.

A diretora obteve reconhecimento internacional com seu trabalho em várias oportunidades. Com o curta “Edifício Tatuapé Mahal”, que escreveu e codirigiu, estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2014. E foi considerada uma das cinco cineastas a serem observadas pelo curador Shane Smith na Co-Create. Em 2015 foi uma das cinco cineastas emergentes convidada para fazer parte do laboratório de talentos de Toronto.

Em 2018, ela foi selecionada para fazer parte da Berlinale Talents e da Locarno Filmmakers Academy, onde fez parte de um artigo do Indiewire que apresentou-a como “uma dos novos cineastas mais empolgantes do mundo”. Em 2020, foi citada como parte dos Top 10 Novos Cineastas Brasileiros em uma lista feita pelo portal Papo de Cinema através de uma votação entre diversos críticos do país. Agora em 2022, seu  primeiro longa, “Carvão”, quando ainda na fase de pós-produção, foi o vencedor do CICAE Awards (distribuidores de cinema de arte europeu), no Cine en Construcción Toulouse 2022. Na justificativa do prêmio, o júri ressaltou a originalidade da história, além do trabalho de direção, e um alto potencial de público.

“Carvão”, produzido pela Superfilmes, e coproduzido pela Biônica Filmes e pela argentina Ajimolido, traz no elenco Maeve Jinkings, Romulo Braga, Camila Márdila e o argentino César Bordón. O filme estreou no Brasil no recente Festival do Rio e foi triplamente premiado, participa agora da Mostra de Cinema de São Paulo e estará nos cinemas brasileiros a partir do próximo dia 3 de novembro.

Carolina compartilhou que sempre gostou de criar e escrever histórias estranhas e dirigi-las foi o caminho natural de contá-las. Seus curtas abriram caminhos para sedimentar sua carreira. Em 2021, realizou seus dois primeiros longas durante a pandemia (um deles ainda  em finalização). Entrevistada por Tais Okamura, pesquisadora e redatora independente do Departamento de Pré-produção da O2, contou que a ideia de “Carvão” é de 2014 e aborda o crescimento do conservadorismo dominante na nossa sociedade. Ela fala das dificuldades de realização atendendo os protocolos da pandemia, o empenho de toda equipe, da escolha do elenco, do trabalho de montagem, de sua satisfação pelos resultados e pela boa energia que marcou a produção.

Conclui falando do próximo longa, “Pedágio” em fase de montagem e da perseverante defesa do cinema nacional.

O O2cast convida-os a assistirem “Carvão” que conta direção de fotografia de Pepe Mendes (“O Órfão”); direção de arte de Marines Mencio (“Meu Nome É Bagdá”) e Natalia Krieger (“Um Loiro”); montagem do argentino Lautaro Colace (“Esto no es un golpe”); figurino assinado por Gabi Pinesso (“O Órfão”); e a trilha sonora é de Filipe Derado (“O Órfão”) e do argentino Alejandro Kauderer (“Minha Obra Prima”).

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Carolina_Markowicz_convidada
Taís_convidados
next arrow