O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

O documentário Amazônia, a Nova Minamata?, de Jorge Bodansky, exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, proporcionou ao cineasta o Prêmio Humanidade pelo filme que traz como mensagem central a contaminação por mercúrio decorrente da extração de ouro em garimpos ilegais e do acúmulo do metal pesado nos rios da região.

O cineasta reflete sobre o problema fazendo uma ponte com a tragédia da contaminação em Minamata, no Japão, na década de 50, enquanto desvenda o real tamanho dessa ameaça assustadora para a floresta e seus habitantes.

O2Cast surpreendeu o convidado trazendo a diretora Laís Bodanzky para conduzir esta edição muito especial. A família Bodanzky nos presenteia com um papo imperdível sobre cinema, trajetórias, temas, escolhas, esbanjando afeto, histórias e entrelaçando a vida à carreira do atuante diretor que completa 80 anos.

Jorge e Laís conversam sobre o documentário, a permanente atenção do diretor aos acontecimentos que envolvem a Amazônia, detalhes da produção, expectativas quanto ao alcance da repercussão sobre os efeitos do mercúrio que é indicador de injustiça sócio ambiental.

O diretor relembra alguns trabalhos anteriores, especialmente sua estreia como diretor com Iracema – Uma Transa Amazônica, de 1975, destacando ainda Jari (1980), O Terceiro Milênio (1982), a série de 6 episódios: Transamazônica – Uma Estrada Para o Passado (2020), para HBO e o prazer imenso de navegar os rios da região.

Fala de sua formação, da escola de cinema em Ulm, na Alemanha, e da passagem pela UNB antes de seu fechamento ocasionado pelo golpe de 1964, as atividades como repórter cinematográfico para a televisão alemã e o acompanhamento de mudanças políticas em todo o continente. Também conta seu interesse pela evolução tecnológica do cinema, suas experiências com avatar e metaverso no início dos anos 2000 para levar a internet para as populações ribeirinhas e o uso da câmera do celular nos seus últimos trabalhos.

Já no final desse episódio Jorge, inquirido por Lais, compartilha sua satisfação ao assistir em 1994 o curta Cartão Vermelho numa projeção no MIS e perceber que a filhinha era uma cineasta!! O curta foi o primeiro trabalho de Laís Bodansky em cinema e recebeu 10 prêmios no Brasil e no exterior.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Jorge_Bodanzky_convidado
Laís_Bodanzky_convidada
next arrow