O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Vamos conversar com Roberto de Oliveira, diretor e produtor audiovisual que está há mais de 50 anos por trás de momentos importantes da cultura musical popular do país. Dirigiu as séries Chico, sobre Chico Buarque, Maestro Soberano, sobre Tom Jobim, e Biograffiti, sobre Rita Lee.

Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você, seu primeiro longa metragem que estreou no Festival do Rio e foi exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, levou o Prêmio da Crítica de Melhor Filme Brasileiro. O filme acompanha o encontro de Elis Regina e Tom Jobim para as gravações do álbum Elis & Tom, em fevereiro de 1974 em Los Angeles. Produzido e dirigido por Roberto o documentário musical revela os bastidores da gravação que mudaria as suas vidas e se tornaria uma obra emblemática da música brasileira.

Roberto conta sua trajetória sempre ligada à música, produção e gravação de shows, sua atuação como criador do Circuito Universitário de shows musicais, que percorriam o interior de São Paulo e Paraná com artistas engajados no inicio dos anos 70, os cuidados para preservação do acervo de todas as gravações e dos seus direitos.

Sobre o material especifico que deu origem ao filme premiado conta que há 4 anos, com a parceria do produtor Diogo Pires Gonçalves, iniciou o trabalho de feitura do longa, compartilhando que este é o álbum brasileiro de maior penetração no mercado internacional. Relembra as dificuldades e os desafios de resgatar material de 45 anos atrás, as parcerias e recursos buscados. Comenta a adequação de sua linguagem característica de uso de planos próximos nas gravações, fundamental para seu uso nas telas hoje utilizadas e a ousadia e riscos dos produtores dessa empreitada original. Registra também que o publico interessado nas obras de Ellis e Tom hoje ainda é maior que durante suas carreiras e do interesse internacional por estas obras.

Na conversa com Taís Okamura, pesquisadora e redatora que colabora com o Departamento de pré-Produção e com o O2cast , fala de historias dos bastidores do encontro histórico entre Elis e Tom.

A satisfação pela premiação na Mostra que já proporcionou ao filme convites para festivais fora do Brasil, delineiam uma carreira internacional para o longa. Aqui o filme deve estrear em março de 2023 e estará também no canal Arte1 antes de chegar às plataformas de streaming.

Conclui falando de novos projetos e lembrando o momento de retomada e descompressão cultural que viveremos e que deverá trazer maior criatividade e fazer o próximo ano se tornar estratégico para as artes e cultura. E estamos vivos!!!

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Roberto_de_Oliveira_convidado
Taís_convidados
next arrow