O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Pedro Diógenes, diretor, roteirista e produtor cearense, realizador de 8 longas, 10 curtas e atuante como técnico de som em mais de 60 filmes é o convidado desta edição do O2Cast que focaliza A Filha do Palhaço, prêmio de melhor filme, pelo público na Mostra de Tiradentes de 2023. O filme estreou em 2022 na Mostra Internacional de cinema de São Paulo, participou do 32º Cine Ceará, do Festival de São Miguel do Gostoso e em exibições no exterior.

O diretor, apaixonado por cinema, estudou na primeira turma da Escola de Audiovisual da prefeitura de Fortaleza em 2006, e é um dos criadores do Coletivo Alumbramento, representante do cinema independente no Ceará. Hoje ele integra o Grupo Marrevolto Filmes que produziu o longa A Filha do Palhaço e contou como sua intensa participação nesses trabalhos independentes foram importantes para sua formação como diretor e roteirista. O mercado de produção cinematográfica no Ceará se desenvolveu nos últimos anos, cumprindo o papel de mostrar a diversidade cultural do estado. Pedo Diógenes compartilhou que a cidade de Fortaleza é personagem importante em suas obras e o grande tema de seus trabalhos.

Na conversa conduzida por Tais Okamura, redatora e pesquisadora independente do Departamento de Pré-produção da O2, o diretor comentou sobre as produções anteriores realizadas de forma independente e preciosas. Sobre A Filha do Palhaço é um trabalho desenvolvido ao longo de 10 anos, com roteiro bem elaborado, aporte de edital da Ancine (último oferecido sob o governo Temer – de baixo orçamento) e realizado com equipe maior. Ele destaca a essencial parceria com as roteiristas Amanda Pontes e Michelline Helena que atuaram com ele no desenvolvimento da proposta. A pandemia interrompeu os trabalhos na pré-produção e o filme só foi rodado, seguindo todos os protocolos em janeiro em 2021.

Pedro Diogenes destacou o trabalho com a preparação do elenco, a sutileza das interpretações como um diferencial do filme. Também focalizou os caminhos do lançamento, a excelente receptividade do público com a história da adolescente Joana (estreante Lis Sutter) que passa alguns dias com seu pai (Demick Lopes), ator humorista gay e como este período impactou a vida de ambos.

A filha do Palhaço será distribuído pela Embaúba Filmes e deve estrear comercialmente ainda em 2023.

O próximo projeto a ser rodado em setembro pelo diretor será um musical de rua, a ser filmado em Fortaleza, acompanhando dois músicos cearenses contemporâneos.

Concluiu abordando a necessidade de fortalecimento do cinema nacional que apresenta nas telas nossos dramas, desejos, nossas histórias. Por um cinema nacional gigante e múltiplo, disse o diretor.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket CastsRadioPublic e Amazon Music.

previous arrow
Pedro_Diogenes_convidado-min
Taís_convidados
next arrow