O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Essa semana o O2Cast tem como convidado o diretor Marcelo Machado que estreou seu último documentário “A Ponte de Bambu”, onde aborda a China através de uma família de brasileiros moradores por muitos anos no país, nos canais de streaming e no Canal Brasil no primeiro semestre de 2021.

O filme, coerente com o cinema contemporâneo faz a abordagem da China utilizando pluralidade de opiniões, com grande abertura narrativa buscando mostrar um lado do mundo pouco conhecido. A obra integrou o Festival É Tudo Verdade de 2020, totalmente virtual devido à pandemia.

A conversa é conduzida por Tais Okamura, pesquisadora e colaboradora independente da produtora, que leva Marcelo a contar sua trajetória desde a formação na Fau-Usp, à descoberta do vídeo nos anos 80, com o grupo de amigos que depois de varias iniciativas e intensas atividades criaram a produtora Olhar Eletrônico. Marcelo conta que as produções em vídeo tornaram-se a ferramenta de comunicação ativa que canalizou as energias do grupo em direção à produção televisiva, à direção, à publicidade e à produção cultural.

Marcelo fala de seu trabalho à frente da TV Gazeta nos anos 80 como criador condutor de uma nova programação; sobre a implantação da MTV no Brasil, e também suas atividades como produtor nos anos 90 na agência de publicidade DPZ. Através de sua produtora realizou desde os anos 2000, séries para televisão, criação e direção de filmes documentais e projetos culturais ligados à musica.

Marcelo Machado conta seus laços afetivos familiares com a China e seu interesse em fazer o documentário abordando a presença da família do jornalista Jaime Martins durante os 20 anos de maior isolamento, utilizando o acervo da família, imagens captados em suas visitas ao país e pesquisas em bancos de imagens internacionais. A complexidade de abordar a China num momento de polarização sobre o país não são esquecidos. 

O diretor compartilha seus futuros projetos e manifesta com firmeza que a produção cultural e especialmente o audiovisual brasileiro são fortes para enfrentar o momento que vivemos. Vida longa ao cinema brasileiro, conclui Marcelo.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Marcelo_convidado
Taís_convidados
next arrow