O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

“Primeira Infância Indígena”, série de seis curtas-metragens sobre a infância em povos originários do Alto Rio Negro, dirigidos por Rita da Silva e Kurt Shaw, retratam como os indígenas pensam e atuam no desenvolvimento das crianças pequenas e trouxeram estes diretores para a pauta dessa edição do O2Cast. Costurando depoimentos em cinco línguas – baniwa, tukano, nheengatu, tuyuka e português – os filmes mostram o dia a dia das crianças nas aldeias, e as formas de cuidar, educar, alimentar, proteger e transmitir conhecimentos para os pequenos. Boas praticas ligadas ao mundo natural num trabalho feito com muitas mãos.

Rita da Silva, catarinense, e Kurt Shaw, americano, historiam suas trajetórias, formação em antropologia, filosofia, preocupações sociais e contam como o cinema atende à abordagem das comunidades proporcionando o diálogo com os indígenas, grupos periféricos pobres, pretos, quilombolas, jovens e crianças. Rita e Kurt criaram a ONG Usina da Imaginação em 2015 e através de oficinas de cinema criam vínculos com as comunidades.

Eles trabalham também na periferia de Recife há bastante tempo com o projeto Favela News, um canal feito para retratar a vida nas favelas do Recife e Olinda com histórias dos moradores e oficinas de cinema para crianças e adolescentes. Realizaram com a comunidade o longa A Princesa do Beco e o Lampião Cromado, produção toda filmada às margens do canal do Arruda retratando as favelas da Zona Norte do Recife, que exibido em mais de 20 festivais foi premiado pela Subversive Society em Los Angeles como melhor filme de 2017. Os diretores contam como os processos de formação no audiovisual criam links com o cinema e provocam impactos nas comunidades. Falam do projeto em desenvolvimento de construir uma escola de cinema e uma produtora dentro da comunidade associados a integrantes da comunidade, que agora atuam no audiovisual.

Os diretores contam sobre o impacto da pandemia em seus trabalhos e da opção possível nesse período, que foi a realização de vídeos com as comunidades para conscientização das necessárias medidas sanitárias, com a colaboração dos parceiros, a linguagem local e a efetividade que alcançaram.

Na conversa conduzida por Tais Okamura, pesquisadora e colaboradora independente da produtora contam dos canais da Usina da Imaginação como o Pirilampo criativo, que tem foco na primeira infância, do Canal com a comunidade indígena, do Canal Canoa, do projeto Inspiração, onde trabalham as relações das crianças com a arte em Florianópolis e do Favela News que mantem no Recife. Falam também com satisfação que obtiveram recursos do governo do Canadá (Saving Brains) que, com aqueles da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e Porticos possibilitaram o trabalho com os indígenas.

No canal do Youtube da Usina da imaginação o internauta conhece todas estas produções.

Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Rita da Silva Convidada Certo
Kurt Shaw Convidado
Taís_convidados
next arrow