O2CAST #76 – VILMA MARTINS E O NOVO CINEMA DA BAHIA
Home
13 de outubro de 2021
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
Vilma Martins, negra com ascendentes indígenas, nordestina de Ilheus, jornalista formada pela universidade Federal da Bahia, bissexual, cineasta, roteirista e diretora é a convidada da edição #76 do O2Cast. Como sempre gostou de contar histórias fez sozinha, ao final do curso de jornalismo, um documentário sobre artistas de ônibus (Artistas do Buzum) e entendeu que cinema era arte coletiva. Na sequência fez um curso livre de cinema na Universidade Federal baiana, onde entrou para um grupo de cineastas negros e juntos fizeram seu primeiro curta Sujeito Objeto, passando a produzir curtas pelo Coletivo Sujeito Filmes, que formaram em 2017.
Ela relata que há na Bahia atualmente um verdadeiro Quilombo de Cinema, integrado por muitos coletivos negros, pequenas produtoras e profissionais independentes negros que são colaborativos e estimuladores, trabalhando uns nos filmes dos outros, superando a falta de recursos e já com representativa produção. Hoje os cursos de cinema na Bahia tem inúmeros alunos negros repercutindo as lutas das gerações anteriores em busca de um espaço de representatividade, acentua Vilma.
Para se instrumentalizar para o cinema, fez mestrado na universidade da Bahia em análise fílmica de documentários e, na Escola de Cinema de Cuba, estudou cinema auto referencial. Atualmente está na Espanha, em San Sebastian, estudando curadoria e distribuição de cinema num outro curso para que foi selecionada.
Com o roteiro 5 Fitas seu Coletivo realizou, em 2020, um curta que abriu portas em inúmeras mostras (Toronto, Los Angeles, Paris e nacionalmente em Tiradentes, Curitiba, São Paulo e festivais de cinema negro). Star Video é o título do roteiro de longa que desenvolve, já tendo passado por dois laboratórios.
Vilma defende um cinema a partir de suas vivências, quer contar histórias que não sejam sobre racismo e violência. Quer falar das historias familiares, da força e papel das mulheres nas famílias e do cotidiano com pessoas negras sendo felizes.
Entrevistada por Fenando Tiezzi, assistente de direção e colaborador do O2Cast, a cineasta fala com entusiasmo como roteirista, produtora e diretora.
Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
716 views