O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Aly Muritiba, diretor, roteirista e realizador do longa Deserto Particular, indicado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Visuais  para representar o Brasil no Oscar 2022, na categoria Melhor Filme Internacional, é o convidado da edição 84 do O2Cast. 

Baiano, criado em Curitiba, formado em história pela USP, aos 27 anos cursou como segunda faculdade, a de cinema, iniciando produtiva carreira com curtas, documentários, longas e séries. No Paraná integrou o grupo formado em audiovisual que montou produtoras, distribuidora, organizou Festivais e que ficou conhecido por criar o Polo Curitiba de cinema. Usou a experiência adquirida com o ofício de agente penitenciário, como combustível para contar historias através do roteiro e direção, inicialmente nos curtas que compõem a trilogia do cárcere: Fabrica, Pátio e o longa Agente, que lhe renderam prêmios e reconhecimento. Fez as séries Carcereiros e Irmandade e temeu ficar marcado pelos trabalhos sobre o universo prisional.

Com Henrique dos Santos desenvolveu o roteiro de Deserto particular, uma delicada história de amor que provoca a empatia do público com a trama. O diretor compartilha que o filme é uma maneira leve de falar de emoções efetivas e das relações mediadas por suportes tecnológicos. Seu filme fala de afeto e amizade. É uma historia de amor um tanto improvável diz Aly, contando que a busca pelo outro é o grande motor das suas histórias de ficção. Lembra do desafio da realização da produção, iniciada em Curitiba e finalizada em Sobradinho. O filme participou de vários festivais internacionais sendo premiado em Veneza, na mostra Venice Days com Premio jornada do autor. O diretor fala da surpresa, gratidão, preocupação e grande responsabilidade proporcionada pela escolha de  Deserto particular para disputar a indicação ao Oscar de  2022, que o deixou feliz e honrado.

Fred Tariki, assistente de direção, colaborador do O2Cast e condutor da entrevista, perguntou também sobre a campanha do filme para ser escolhido pelos membros da Academia de Hollywood, o papel da Ancine e sobre os planos do diretor, lembrando que ele tem mais de 20 filmes e séries super expressivas, em sua carreira de 14 anos. Muritiba contou sobre a série que filma na Paraíba atualmente, a que fará na sequencia para a Globoplay. e seu próximo longa, baseado na obra de Daniel Galera:” Barba ensopada de sangue”.

Sucesso para o diretor e seu Deserto Particular!

Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Aly Muritiba_convidado
Fred Tariki_entrevistador
next arrow