O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

A convidada da edição 87 do O2Cast é a produtora, roteirista e diretora Viviane Ferreira, ativa representante do movimento negro e defensora do cinema identitário que está à frente, desde 2021 da Spcine, empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo, iniciativa da Prefeitura de São Paulo com foco no desenvolvimento dos setores de cinema, TV, games e novas mídias. Viviane também é advogada e foi uma das fundadoras da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro.

A Spcine atua como escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores do audiovisual. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

A cineasta contou de seu interesse pelo cinema, sua formação, atividades culturais que desenvolveu ainda em Salvador onde nasceu, a participação em atividades cineclubistas e de teatro que a fizerem entender quanto a linguagem cinematográfica é potente, estratégica e importante para colaborar na organização das relações sociais. Relembra que em 2008, criou sua produtora Odum Filmes onde realizou suas primeiras obras e, abriga novas produções.

Falou sobre o “Projeto Um Dia Com Jeruza” iniciado em 2010 com a busca de recursos para realizar o curta que expandiu para um longa, com o edital de ações afirmativas do Ministério da Cultura, do governo anterior. Compartilha que os diretores negros Deo Cardoso e Gabriel Martins também foram contemplados por esta politica de ações afirmativas e realizaram os longas Cabeça de nego e Marte Um, recentemente lançados. Contou sobre sua opção em trabalhar com técnicos negros, vindos de varias regiões do país para compor a equipe de seu longa, valorizando a oportunidade de todos poderem realizar-se profissionalmente.

Historia o convite que recebeu para assumir a Spcine, o dialogo com a diretora Lais Bodanski, a consulta aos integrantes do audiovisual paulista e a necessidade de manutenção da instituição para apoio ao setor neste difíceis dois últimos anos. Consciente das adversidades, a diretora manifestou que a turma do audiovisual precisava de serenidade para formulação, implementação, acompanhamento, avaliação das ações de incentivo às suas atividades.

Fala da importância do programa cash rebate, da contratação daqueles projetos oriundos dos editais de amparo ao fomento de curtas, das salas de desenvolvimento de roteiros apoiadas e dos recursos para finalização de obras. Aborda editais para produções de cunho comercial e de outros elos da cadeia produtiva como fomento à formação de profissionais. A rede de salas de cinema do circuito Spcine recentemente ampliada, as reformulações no Spcine Play, a regulamentação do VOD e a discussão sobre o streaming também foram assuntos abordados  na conversa conduzida por Tais Okamura, colaboradora independente do Departamento de pré-produção da O2 e do O2cast.

A diretora Viviane Ferreira contou que seu próximo filme, ainda em fase de pesquisa, abordará a feminista negra Lélia Gonzalez e finaliza dizendo sobre a possibilidade de mudança na politica cultural oficial depois das eleições. Complementa estimulando o público a se vacinar, contribuindo para a contenção da pandemia do Covid e “…assim todos possamos voltar às salas de cinema e consumir produções nacionais”.

Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Viviane Spcine_convidada
Taís_convidados
next arrow