O2CAST #89 – ÉRICA SARMET, DIRETORA E ACADÊMICA
Home
23 de fevereiro de 2022
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
A convidada da edição 89 do O2Cast é Érica Sarmet, roteirista, diretora e pesquisadora de cinema e audiovisual. Ela dirigiu e roteirizou os curtas Latifúndio (2017) e Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui (Short Film Special Jury Award no Sundance Film Festival 2022; Melhor curta-metragem pelo Júri Oficial e Prêmio Canal Brasil de Curtas na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes; Melhor Curta Brasileiro no 10º Olhar de Cinema). Fez pesquisa e assistência de roteiro do longa Medusa, de Anita Rocha da Silveira (Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021). Foi roteirista da série Transviar (2020) e de séries juvenis, de horror e suspense desenvolvidas para produtoras como Wise Entertainment, Matizar Filmes e Cajamanga. Atualmente desenvolve dois longas de ficção para produtoras de São Paulo e com sua produtora, Excesso Filmes, prepara-se para rodar em 2022 os curtas Vollúpya, documentário co-dirigido com Jocimar Dias Jr., e o thriller trans Se eu to aqui é por mistério, direção de Clarissa Ribeiro com roteiro de Sarmet.
Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na ECA-USP, onde pesquisa a construção de sensação em roteiros ficcionais, é autora de capítulos de livros e artigos sobre história do cinema brasileiro, feminismo, história do movimento lésbico no Brasil, cinema queer, gêneros audiovisuais e séries de TV, sensação e escrita fílmica, com destaque para os livros “Explosão Feminista” (2018, Cia das Letras) de Heloisa Buarque de Hollanda, vencedor do Prêmio Cesgranrio de Literatura na categoria Ensaio, e Feminino Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro (2017, Papirus), finalista do Prêmio Jabuti. Entre seus temas de interesse estão horror, suspense, melodrama, pornografia, true crime, ficção científica, juventude, velhice, memória, América Latina, estudos de gêneros e sexualidades.
A conversa com Erica foi conduzida por Fernando Tiezzi, formado em cinema, que exerce assistência de direção e é colaborador independente do O2Cast. O papo abordou os estudos e trabalhos acadêmicos, a carreira da roteirista e diretora e os reflexos e interfaces dessas atividades nos resultados sólidos que a cineasta alcança. Ela conta que fez um filme que não via sendo feito e que precisou de muita persistência para realiza-lo.
O curta Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui, integrou um conjunto de 59 curtas que o Festival de Sundance de 2022 selecionou entre os mais de 10 mil que foram inscritos. Os jurados, destacaram “bravura política e estética com que produz um sentido de comunidade e mesmo de futuridade na imaginação da vida em conjunto, materializando o desejo sapatão no sexo e na construção de uma coletividade. Uma Paciência é um filme feliz ao contrario daqueles que abordam as questões LGBTQIA+ que sempre lidam com dor, violência e invisibilidade e aborda questões geracionais comoventes que não podem ser hierarquizadas, compartilha a diretora”. No filme, Vange (a cantora Zélia Duncan) é uma mulher de meia-idade que explora timidamente a noite de Niterói quando conhece quatro jovens (Bruna Linzmeyer, Camila Rocha, Clarissa Ribeiro e Lorre Motta). Na convivência, trocam experiências.
Completa a conversa questões de experimentação de linguagem, temas e formas de representações diferentes do cinema queer sobre a sexualidade e as questões LGBTQIA+, estudo de Érica e Mariana Bittar, Pedagogias do Desejo no Cinema Queer Contemporâneo, o papel da historia e da memória que encontram no cinema espaço formidável, vivências, trocas de experiências, redes sociais, internet e a abordagem da participação de mulheres no mundo do cinema e a questão da maternidade, direito ainda não estabelecido no audiovisual. (estudo de Érica sobre Articulações feministas no cinema brasileiro nas décadas de 70 e 80).
A diretora e pesquisadora ainda manifesta preocupação com a despreocupação em inserir pessoas trans, lésbicas e bisexuais no audiovisual.
Escute o O2Cast também pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
539 views