O2CAST #94 – GEÓRGIA ARAÚJO, SERIEDADE NA PRODUÇÃO
Home
30 de março de 2022
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
Coração da Selva é uma produtora brasileira que atua na produção de conteúdo audiovisual e transmídia. Sua fundadora e diretora, Geórgia Costa Araújo, idealizadora do CineHub, um coworking para profissionais e empresas do audiovisual, é a convidada da edição 94 do O2Cast, manifestando otimismo pela produção promissora e crescente e compartilhando sua visão do mercado nacional.
Geórgia ressalta as facilidades que uma formação ampla e multidisciplinar proporcionam ao produtor, permitindo o conhecimento de todos os departamentos e dando ao profissional a necessária fluência no diálogo com os envolvidos num projeto. Ela relembra o árido período dos anos 90, quando iniciou sua carreira. Conta de sua experiência em comandar uma TV Digital na virada do ano 2000, no período da chamada bolha da internet, que proporcionou conhecimentos e muitos desafios. Em 2002 criou a Coração da Selva, com os parceiros e diretores Tatá Amaral e Roberto Moreira com intuito de fazer filmes. Para isto estabeleceu parceria com a O2 Filmes para buscarem a distribuição dos filmes, acesso aos profissionais de venda, participação em festivais e estabelecimento de troca operacional significativa. Globo Filmes e as distribuidoras Warner Bros. e Dowtown são também os parceiros desses anos. Para a produtora executiva, o audiovisual coletivo é mais produtivo. Com este desenho e baseada na inovação e tecnologia criou o coworking Cine Hub, promovendo encontros, debates e workshops, ressaltando o papel das produtoras nas atividades de formação do público e dos profissionais.
A conversa conduzida por Tais Okamura, pesquisadora e redatora independente do departamento de pré-produção da O2 Filmes, abordou o protagonismo feminino no cinema, evidenciado no crescimento de obras dirigidas por mulheres reconhecidas nos festivais e premiações internacionais. Geórgia contribuiu mostrando que a direção de mulheres traz uma variação de olhares e na maneira de contar as histórias.
Concluiu a conversa com mensagem otimista sobre o boom do setor, lembrando que há necessidade de se garantir financiamentos públicos para a efetiva diversidade cultural das produções e também é preciso a aceleração da formação de mão de obra. O cinema proporciona diversidade, contatos humanos, vida de muito trabalho e propicia muita realização.
Escute o O2Cast também pelo Spotify, Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
378 views