O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Na edição 95 do O2Cast o diretor Quico Meirelles conversa com André Novais Oliveira, diretor, roteirista e produtor executivo. André é sócio fundador da Filmes de Plástico, produtora audiovisual de Contagem – Minas Gerais, criada em 2009 em parceria com Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macedo. André assina títulos premiados como os longas Temporada e Ela Volta na Quinta e os curtas Pouco Mais de Um Mês, Quintal e Fantasmas. Esta turma colocou Contagem no mapa do cinema nacional, com suas ricas e premiadas produções. Se você se interessa por cinema vai curtir este papo.

André relembra seu interesse pelo cinema, o curso técnico de 1 ano que fez na Escola Livre de Cinema em Belo Horizonte em 2004 onde conheceu seus companheiros, fizeram curtas e decidiram, em 2009, abrir a produtora. Eles revezavam-se nas diversas funções, em todas as áreas e departamentos de uma produção. A Filmes de Plástico tem uma atividade muito grande no mercado, com filmes dirigidos, produzidos e realizados em parceria por todos os sócios. Outra questão proposta foi incentivar André a contar sobre sua decisão de se colocar como protagonista e personagem em seus filmes, trazendo seus familiares para este universo (seus pais, inclusive, foram premiados em festivais) O método de trabalho de André, sua força de direção soa tão real que alguns identificam seus filmes ficcionais como documentais, como Ela Volta na Quinta.

Os trabalhos da Filmes de Plástico se destacam por uma participação muito ativa em festivais internacionais. André conta sobre essas experiências e as mudanças vivenciadas nesses últimos anos em relação ao lançamento, exibição e divulgação dos seus filmes. As grandes referências, obras inspiradoras e os processos de motivação e escolhas que o mobilizam para criar e escrever seus roteiros também foram abordados.

Eles conversaram sobre a experiência de André como diretor de um episódio da segunda temporada ainda inédita, da série Pico da Neblina, que tem Quico como diretor geral. Falaram da técnica e das opções do diretor de cena nas imagens que escolhe para contar a história, do clima do set e da necessidade de certa agilidade improvisada em algumas situações. E do gratificante resultado que alcançaram.

Os curtas realizados por André durante a pandemia: Pai e Rua Ataléia, carregados das memórias e imagens da sua família são compartilhados com emoção pelo diretor. O convidado complementa falando de novos projetos, da experiência com o longa E Os Meus Olhos Ficam Sorrindo no festival de Roterdã e o convite para que todos assistam ao próximo filme de Gabriel Martins: Marte Um, produção da valente Filmes de Plástico, que deverá estrear em breve.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
ANdre Novais_convidado certo
quicomeirelles
next arrow