O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

O diretor José Joffily, premiado na última edição do Festival de documentários É Tudo Verdade (2022) com a Menção Honrosa do Júri e também como Melhor Montagem, é o convidado do O2Cast #97. O filme traça o perfil do diplomata brasileiro José Maurício Bustani que há quase 20 anos enfrentou a farsa da Guerra do Iraque.

Bustani era o diretor da Organização para a Proibição de Armas Quimicas (OPAQ. Organização internacional independente, afiliada à ONU e sediada na Holanda, com o objetivo de implementar a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, Armazenagem, Produção e Uso de Armas Químicas e sua Destruição) e ao tentar impedir a invasão do Iraque pelos Estados Unidos, tonou-se mundialmente reconhecido pela sua coragem e independência. O diplomata brasileiro defendia a adesão do Iraque à OPAQ a fim de possibilitar as inspeções de armas no país. Já o então presidente americano George W. Bush afirmava que o país possuía armas de destruição em massa.

Após o 11 de setembro, Bustani já estava em seu segundo mandato e passou a sofrer pressões do governo americano pela renúncia. Ele não deixou o cargo. Em 2002, os Estados Unidos lideraram uma assembleia para sua destituição. O Iraque foi invadido em 2003 e as armas químicas nunca foram encontradas.

Realizado com muita habilidade o documentário de Joffily é filme que emociona e como citou um critico “faz o sangue ferver”. Fica evidente que “na hora do balanço histórico, é sempre melhor ter sido utópico do que ter sido cúmplice”. O documentário deverá participar do próximo Festival HotDocs (entre 28/04 e 08/05), em Toronto no Canadá e trilhar circuitos internacionais. A produção é da Coevos Filmes em coprodução com a Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil.

Na conversa conduzida por Tais Okamura, redatora e pesquisadora independente junto ao Departamento de  Pré Produção da O2, Joffily relembrou sua trajetória, sua dedicação á fotografia e os 45 anos voltados ao cinema. O diretor contou sobre suas realizações, seu tema preferido, as formas de financiamento disponíveis durante a existência da Embrafilme.

Também detalhou os bastidores do documentário que conta a inacreditável pressão sobre o sério diplomata Bustani, hoje aposentado e dedicado à música. O cineasta compartilhou as opções na coleta de depoimentos mostrando a guerra das narrativas e a atualidade do tema neste momento de guerra com a qual convivemos.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Joffily_convidado
Taís_convidados
next arrow