O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.

Nesta edição 99, o O2cast apresenta a diretora goiana Flávia Neves do longa Fogaréu, terceiro lugar na Mostra Panorama (prêmio do público) do último Festival de Berlim, que elegeu seus preferidos entre mais de 30 longas-metragens do mundo inteiro.

Flávia estudou Cinema e Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF) e Direção de atores e Roteiro na Escola Internacional de Cinema e TV em Cuba (EICTV). Fogareu, que mergulha no cinema fantástico, é seu primeiro longa. O filme, ficcional aborda a incrível historia real do hábito de famílias de adotarem pessoas bobas, com síndrome de neurodiversidade para trabalharem numa situação análoga à escravidão. Estas pessoas, na maioria surdos-mudos, tem grande vitalidade, muita longevidade e são verdadeiras crianças. Foi o professor de literatura Miguel Freire da UFF que contou à Flávia, há vários anos a ocorrência desse hábito na cidade de Goiás. A diretora investigou as narrativas orais, pesquisou e descobriu uma tese de doutorado de uma psicanalista, esmiuçando isso com depoimentos. Flávia iniciou o desenvolvimento do roteiro em 2014, filmou no final de 2019, com produção de Vânia Catani. O filme deverá estar nas telas brasileiras ainda em 2022.

Entrevistada por Guto Gontijo, produtor de desenvolvimento e responsável pelo conteúdo criativo da O2 Filmes, a diretora contou sobre o desenvolvimento do roteiro, da luta para obter recursos para a realização do filme, das suas referencias, dos métodos e técnicas com o elenco, das dificuldades de fazer o trabalho em locações na cidade de Goiás, a cidade dos bobos, um lugar que gira em torno da superstição e do sobrenatural, a atmosfera pesada do horror e do fantástico está presente na cultura local.

Flávia Neves, em sua filmografia com curtas e documentários, também roteirizou e dirigiu a série Amanajé, o mensageiro do futuro, contemplada com a linha de financiamento de produção para TVs Públicas, que faz um tour pelas civilizações indígenas. Trabalho que integrou cineastas indígenas sem condescendências e paternalismo e que influencia o próximo projeto de Flávia: um longa sobre a natureza, os avanços das fronteiras agrícolas sobre o cerrado e as reservas de água, enfatizando o papel das civilizações indígenas como guardiãs da humanidade.

Escute o O2Cast também pelo SpotifyApple PodcastsBreakerGoogle PodcastsOvercastPocket Casts e RadioPublic.

previous arrow
Flavia_Neves_convidada
Guto_convidado
next arrow