O2CAST#75 – MARCO ANTONIO PEREIRA E 4 BILHÕES DE INFINITOS
Home
6 de outubro de 2021
O2Cast é o podcast da O2 Filmes e traz toda semana convidados para debater assuntos ligados à produção audiovisual.
Roteirista, diretor, fotógrafo e montador, o mineiro Marco Antônio Pereira, realizador do curta 4 Bilhões de Infinitos, menção honrosa do júri no último Festival Internacional de Curtas de São Paulo é o convidado do O2Cast.
Apaixonado pelo cinema, o Super Marco, como se apresenta nas redes sociais, realiza filmes autorais em sua cidade natal Cordisburgo, em Minas Gerais, e com eles já obteve reconhecimento e prêmios em festivais como o de Berlim, Vina del Mar, Montreal, Hong Kong e nos festivais nacionais em Tiradentes, Gramado (tem 3 Kikitos em 3 edições do festival) além do Festival do Rio. Orgulhosamente conta que um de seus filmes já foi objeto de estudo em uma banca de mestrado evidenciando a força do cinema. O diretor faz seus filmes desde 2017, com elenco local, de forma artesanal. O primeiro A Retirada Para Um Coração Bruto foi premiado em Gramado e apresentado em outras mostras, Alma Bandida, selecionado para o festival de Berlim proporcionou amadurecimento e conhecimento do mercado de cinema internacional. O terceiro curta foi Teoria Sobre Um Planeta Estranho. Relembra que a secretaria de turismo de sua cidade fez uma Mostra de seus filmes e todos daí entenderam o que ele realizava.
A conversa conduzida por Tais Okamura, redatora e pesquisadora independente da produtora, valoriza a singeleza de Marco ao falar de 4 Bilhões de Infinitos onde usa o cinema como uma forma de resistência, um espaço de criação, imaginação e senso de coletividade. Fala de sua inspiração nas pessoas que estão tendo dificuldades financeiras nesta crise e tem sua luz cortada. Ficar sem energia em 2020/21, sem produção de filmes e correr os riscos de perdermos a Cinemateca é tão real, conta o diretor que, dois meses após concluir o curta o estado do Amapá ficou longo período sem energia. Para ele cinema é vida na ponta da lança. Há nos seus curtas a melancolia proporcionada pela consciência da situação e a falta de perspectiva de avanços sociais reais em contraste com o afeto e a esperança de dias melhores.
O diretor conta que as dificuldades aumentaram com a ausência de recursos do fundo setorial e ainda com a pandemia mas, planeja realizar outro curta ainda em 2021 e espera realizar seu primeiro longa Mula Sem Cabeça no próximo ano. O júri da Mostra Internacional de Curtas de São Paulo publicou sobre a menção honrosa para 4 Bilhões de Infinitos: “Crianças fabulando diante de uma tela em branco impressionou pela delicadeza e precisão em sua escritura visual, pela construção da fantasia a partir de suas brechas, pela capacidade de investigar e mergulhar no universo sensível através do cinema, onde a vida parece sonho”. No curta o personagem Alberto fala: “Televisão e celular é um negócio solitário; no cinema, a gente ri, chora e se diverte juntos”.
Escute o O2Cast também pelo Spotify , Apple Podcasts, Breaker, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts e RadioPublic.
724 views