O documentário “Ópera Aberta: Os Pescadores de Pérolas”, dirigido por Carlos Nader e produzido pela O2 Filmes em parceria com a HBO, foi indicado ao 47º Emmy Internacional, na categoria “Programa de Arte”. A divulgação dos vencedores acontece dia 25 de Novembro, no Hilton New York Hotel, Estados Unidos. A sócia e produtora executiva da O2 Andréa Barata Ribeiro e a produtora executiva Bel Berlinck representam a O2 na premiação.

“Ópera Aberta: Os Pescadores de Pérolas” acompanha o trabalho de Fernando Meirelles numa experiência em um novo território: a ópera. Durante seis meses Meirelles teve seu trabalho de desenvolvimento e montagem da obra teatral registrado.

Carlos Nader faz uma ousada e original construção narrativa, ao mesmo tempo em que Meirelles, como diretor do espetáculo teatral e personagem do documentário, inova o formato da obra, incorporando trechos filmados ao espetáculo ao vivo e deixando na encenação sua marca registrada de diretor de cinema.

“Os Pescadores de Pérolas” é uma ópera dividida em três atos e conta a história de amigos de infância que se reencontram em uma vila de pescadores na costa do Ceilão. Com a chegada da mulher por quem ambos são apaixonados, o passado vem à tona, obrigando-os a escolher entre o amor e a amizade. O longa apresenta ainda relatos do elenco e da equipe sobre a tarefa que é montar uma ópera e detalha a percepção do diretor Fernando Meirelles sobre o desafio de criar algo completamente novo, ao montar a obra do zero.

“Ópera Aberta: Os Pescadores de Pérolas” tem produção de Roberto Rios e Patricia Carvalho, da HBO Latin America Originals, e de Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes. Com recursos da Condecine (“Medida Provisória nº 2.228 – 1 de 6 de Setembro de 2001, artigo 39”), o documentário é distribuído com exclusividade pela HBO Latin America.

A turma do site deseja boa sorte!